Slide

10/recent/ticker-posts

Dicas de saúde: A importância da prevenção de doenças para uma vida longa e saudável

Ir ao médico e fazer exames são hábitos que devem ocorrer com freqüência. Um diagnóstico correto precisa de vários fatores para acontecer e quanto mais cedo uma doença for diagnosticada, melhor. Todas aquelas perguntas que os médicos fazem e que parecem não ter nenhum sentido, tem sim uma explicação. Enquanto o médico conversa com os pacientes, perguntando sobre sua profissão, hábitos alimentares, exposição a malefícios como fumo e bebidas alcoólicas, histórico familiar e outros, ele está investigando possíveis fatores de risco que serão o ponto de partida para a realização de exames, se for o caso.

Existem exames que são essenciais em determinadas fases da nossa vida.

Para a mulher - A mulher por começar um acompanhamento desde mais cedo com o ginecologista, sempre realiza consultas e exames com maior frequência do que os homens, por isso tem uma saúde melhor do que eles. As mulheres devem fazer o Papanicolau, logo que iniciarem a vida sexual. Devem fazer também avaliação do colesterol, a partir dos 35 anos, anualmente. A partir dos 45 anos, devem avaliar anualmente o nível de glicose também. Fatores como sedentarismo, obesidade ou disfunções endócrinas são motivos para outros exames, em idade menor. A menopausa precoce também merece atenção e cuidados.

Após os 50 anos, as mulheres devem se submeter a exames para prevenção de câncer na mama. O autoexame também é muito importante para as mais jovens e ao perceber alguma alteração procure um especialista o quanto antes.

Para homens - As recomendações não são diferentes. A partir dos 20 anos de idade, já é indispensável prestar atenção ao câncer de testículos. Como não há uma maneira de prevenir a doença, o recomendado é que o homem faça regularmente um autoexame e fique atento a qualquer alteração do tamanho ou dores na região desse órgão. É preciso também dar importância aos exames que revelam a existência de doenças sexualmente transmissíveis, como HIV e Hepatite B. Depois dos 30 anos de idade, o corpo masculino começa a passar por uma série de mudanças. Nesse estágio, o exame para monitorar os níveis de colesterol HDL no sangue é indispensável. Homens devem também, a partir dos 35 anos, começar a realizar exames para controle do colesterol e da glicose. Após os 40, os cuidados devem ser redobrados. É preciso ficar atento ao câncer de próstata. Os exames mais importantes para detectar esse tumor são o PSA (exame de sangue), o exame de toque e a ultrassonografia. 

Já depois dos 50, os homens devem ficar ainda mais atentos à hipertensão e ao colesterol. Após esta idade, é importante fazer também o exame de detecção de câncer no intestino grosso.

Outra dica muito importante é manter uma vida saudável, com atividade física constante, boa alimentação e vacinação de adultos contra doenças como gripe e tétano. 

Lembre-se: fazer exames para diagnosticar esses problemas deve fazer parte da rotina anual de todos.

Postar um comentário

0 Comentários