Slide

10/recent/ticker-posts

AVALIAÇÃO SISTEMÁTICA será feita para os alunos do ensino fundamental II de Santa Cruz do Capibaribe


A AVALIAÇÃO SISTEMÁTICA (avaliação unificada) será aplicada aos estudantes do 6º ao 9º ano das escolas da rede municipal. O objetivo é acompanhar todo o processo de ensino e aprendizagem, desde a sequência didática – que foi distribuída, pelo Departamento de Ensino, aos professores de cada componente curricular –, até a elaboração das avaliações escritas, o que foi realizado em grupos de professores e coordenadores de cada área do conhecimento (nos encontros de formação continuada). Ou seja, a Secretaria Municipal de Educação, tem como uma das suas principais metas: unificar o ensino da rede, de forma a contemplar e assegurar uma avalição qualitativa e contínua da aprendizagem do aluno, fornecendo subsídios e apoio necessários à prática do professor e criando instrumentos que dê, aos técnicos da secretaria, condições de avaliar a evolução educacional do alunado, em âmbito real e global.

Segundo o Gestor de Ensino, Prof. Moizés Costa Neto, optou-se pela aplicação da avaliação unificada por ser mais uma ferramenta que permitirá zelar pela qualidade do ensino que é ministrado nas escolas da Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe. Os resultados da avaliação serão significativos para identificar com mais profundidade o nível de aprendizagem dos conteúdos pelos alunos – por escola, classe e ano – e obter, assim, quadros comparativos das habilidades avaliadas. Dessa forma, para Costa Neto, “a proposta de avaliação é criar um padrão que atinja todo o município e facilite as intervenções dos coordenadores no processo de ensino-aprendizagem como também verificaremos in loco o aproveitamento do cronograma unificado de conteúdos didáticos que temos seguido, para que possamos continuar a garantir que todos os estudantes, de qualquer parte da cidade, recebam a mesma proposta de melhoria qualitativa no ensino, em todas as unidades educacionais da rede”, afirmou. 

Sobre o conteúdo do processo avaliativo municipal, o Vice-prefeito e Secretário Municipal de Educação, Dimas Dantas, explicou que “esta é uma ação pedagógica positiva e inovadora da rede, e está sendo planejado de forma conjunta com os professores das escolas municipais. De forma que, Santa Cruz vislumbra a superação de um período negativo e fortemente comprometedor do futuro educacional, que era o de tratar o ensino público como um faz-de-contas. 

“Depois da aplicação do exame, uma equipe técnica irá traçar um mapa para visualizar o panorama com todos os resultados, e assim traçarmos as ações e intervenções para continuarmos a garantir que os alunos das escolas municipais tenham à disposição um ensino público de qualidade e para que possamos avançar de forma sólida em sua formação escolar”, disse. 

A prova será aplicada no horário regular de aula dos alunos. Segundo a Secretaria Municipal de Educação, os resultados obtidos após a realização do exame também serão trabalhados nas formações dos docentes nos encontros pedagógicos. Em tempo, a prova unificada será apenas uma das técnicas de avaliação de que o docente disporá, permitindo, assim, também a autonomia do professor na prática avaliativa.

Informações da Assessoria

Postar um comentário

0 Comentários