Slide

10/recent/ticker-posts

Estudantes de Santa Cruz do Capibaribe recebem prêmio Naíde Teodósio


A 8ª edição do Prêmio Naíde Teodósio, que tem como proposta, incentivar o debate e a promoção dos direitos da mulher através da produção de textos, pesquisas e projetos voltados para as mulheres pernambucanas dentro das diferentes dimensões de classe social, etnia, geração e orientação sexual, premiou neste ano de 2015 quatro pessoas de Santa Cruz do Capibaribe.

No total, a comissão julgadora analisou 1.028 trabalhos nas categorias redação de ensino médio, redação de ensino técnico subsequente, artigos científicos de graduação, artigo científico de pós-graduação, projeto de experiência pedagógica, roteiro para documentário e relato.

Na categoria Estudante de Pós Graduação foi premiada a estudante Clarissa Barbosa R. P. de Carvalho. Com o Tema: "Inserção das mulheres nos espaços de poder", Este artigo consiste no Trabalho de Conclusão de Curso da Pós Graduação em Gestão Pública, linha de pesquisa ‘Políticas Públicas e Sociedade’, defendido no Polo Santa Cruz do Capibaribe, sob a orientação do Prof. M.e Felipe Peixoto P. de Oliveira.

Clarissa Barbosa R. P. de Carvalho graduou-se em Relações Internacionais na Faculdade Integrada do Recife (FIR-PE) e cursou durante um ano Ciência Política na Universidade de Salamanca, Espanha. Concluiu o curso de Especialização em Gestão Pública pela UAB/IFPE. Tem mestrado em Ciência Política pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), fez mestrado sanduíche na Universidade de São Paulo (USP), experiência profissional como professora universitária (nos cursos de Relações Internacionais, Direito e Administração) e gestora pública (Coordenadora de Políticas para Mulheres e Coordenadora de Política para Juventude) em Santa Cruz do Capibaribe-PE.

Sobre o artigo, Clarissa relata:



"Buscamos compreender qual o espaço ocupado pelas mulheres na política de Santa Cruz do Capibaribe, desde a emancipação da cidade, em 1953, até o último mandato concluído em 2012. 

Analisamos a presença das mulheres na Câmara Municipal e no primeiro escalão do Poder executivo municipal e a área das secretarias chefiadas por mulheres.

Trata-se de pesquisa de natureza exploratória e analítica, embasado por: estudo bibliográfico; análise documental, qualitativa e quantitativa, a partir de dados disponíveis na Câmara Municipal e no Arquivo da Prefeitura Municipal; entrevistas semiestruturadas com 06 pessoas que participaram ou acompanharam a política local em diferentes períodos.

Concluímos que embora a dinâmica econômica santa-cruzense tenha sido liderada e focada na força de trabalho feminina, a política se configurou com uma arena preponderantemente masculina. O desafio das mulheres santa-cruzenses persiste diante de uma sociedade que abriu pouco espaço público a sua participação e ainda insiste em limitar o potencial político destas mulheres a gestão dos temas sociais (ação social, saúde e educação)".

Sobre a presença das mulheres na Câmara Municipal e no primeiro escalão do Poder executivo de Santa Cruz do Capibaribe foram apresentados os seguintes resultados:

Vereadoras:
  • Presentes em 09 legislaturas, de um total de 13 (69%);
  • Apenas 10 dos 130 mandatos foram exercidos por mulheres (7,79%);
  • Das 64 pessoas que exerceram a vereança, somente 03 eram mulheres (4,68%);
  • As 03 mulheres tem relação familiar ou de parentesco com algum homem que já participava da política.
Primeiro escalão do Poder Executivo:
  • 22 mulheres atuaram no primeiro escalão, exercendo 24 gestões;
  • Apenas 03 mulheres chefiaram secretarias que não pertencem a área social (Finanças e Obras);
  • 86% das mulheres que acenderam ao primeiro escalão ficaram restritas a áreas tradicionalmente relacionados a ideia do cuidado.
  • 06 Secretárias de Educação;
  • 07 chefiaram a área de Ação Social (03 primeira-dama);
  • 06 Secretárias de Saúde;
  • Das 19 secretárias de temas sociais, 08 apresentaram relação familiar/de parentesco com o chefe do executivo.
A modalidade Ensino Técnico Subsequente premiou três redações de estudantes do SENAI Santa Cruz, os quais foram supervisionados pela docente Joana Mirian. Os escolhidos foram os alunos do curso Técnico em Vestuário Isaquiel Inácio da Silva, autor do texto “O preconceito sexual: uma realidade atual” e Djanira Laura Bezerra, que escreveu “Tecendo a igualdade”. O estudante de Técnico em Administração na mesma Escola, Wilson Ferreira Sampaio, foi premiado com o tema “Os nós da intolerância”. A quarta vencedora, Paula Beatriz Raposo Rocha, aluna do curso Técnico em Mecânica da Unidade Santo Amaro e compôs “Lugar de Mulher é onde ela quiser”.

A estudante Djanira Laura Bezerra de 18 anos, que é natural de Recife mas mora em Santa Cruz do Capibaribe há 3 anos e faz o curso Técnico em Vestuário no SENAI Santa Cruz e falou ao Blog do seu orgulho em representar nossa cidade no prêmio estadual.

"Minha redação teve como tema: Gênero e Diversidade Sexual. Eu fiquei sabendo que iria ter o Prêmio Naíde Teodósio por uma professora do SENAI, achei super interessante e resolvi saber um pouco mais. Depois disso, me propus a escrever a redação, olhei os temas e resolvi falar sobre Gênero e Diversidade sexual porque é um assunto muito fechado e que a maioria não fala muito e também não busca entender. Na minha cabeça nem passava a possibilidade de que eu poderia ganhar o Prêmio". Disse a estudante que continuou.

"No meu trabalho eu quis levar a inclusão da comunidade LGBT e discutir sobre tal tema, já que existe uma certa ausência na educação. Também quis contribuir para o processo de consolidação do enfrentamento do preconceito e de todas as formas de opressão que essa comunidade poderia sofrer. Quis passar a importância de se falar sobre esse assunto, tanto dentro de casa, quanto dentro da escola. Acredito que é fundamental para a sociedade, porque com esse tema pode se desconstruir preconceitos existentes no ambiente escolar, familiar, entre outros. Tem uma frase da feminista Alexandra Kollontai em que a mesma diz: "As famílias são uma união de afeto e camaradagem". Acredito que essa frase seja um ato de liberdade, quando criamos nossos filhos e filhas longe de qualquer forma de discriminação. Hoje em dia nas escolas não se aprende mais somente português e matemática, nela também se aprende a educar crianças e adolescentes para uma sociedade justa e livre de preconceitos. Este prêmio foi muito importante para mim, porque pude levar a minha redação para níveis mais elevados, para que assim eu pudesse conscientizar e quebrar alguns tabus sobre determinado tema". Completou.

Djanira ainda aproveitou para demonstrar sua insatisfação quanto à não aprovação do projeto Gênero e Sexualidade na Educação aqui em Santa Cruz. "Gostaria de deixar claro, que fiquei muito triste e insatisfeita com a posição de nossos governantes daqui de Santa Cruz, que se sentaram nas suas cadeiras de ignorância e votaram contra o projeto Gênero e Sexualidade na Educação. Para mim foi um retrocesso, antigamente nem se podia falar em divisão das atividades domésticas de casa que os meninos já protestavam. Discutir gênero é mostrar que pode existir igualdade e respeito na sociedade e na escola. E a gente perde muito tirando isso da escola, que para mim é o lugar onde se formam diversas relações sociais". Concluiu Djanira.

Nós que fazemos o Blog Merece Destaque parabenizamos todos de Santa Cruz do Capibaribe que participaram do prêmio, em especial, às pessoas que foram premiadas, tendo seus artigos selecionados entre os melhores.

Postar um comentário

0 Comentários