Slide

10/recent/ticker-posts

ACS se unem aos ACE em mutirão de combate ao Aedes Aegypti em Santa Cruz do Capibaribe

Agentes de saúde e de combate às endemias se unem para visitar residências no Dona Lica. (Foto: Almir Neves).
Nesta terça-feira (08) e quarta-feira (09), o Loteamento Dona Lica em Santa Cruz do Capibaribe recebeu um mutirão que visa combater o mosquito Aedes Aegypti, transmissor de doenças como Dengue, Chikungunya e do vírus Zika e causador do surto dessas doenças que atinge o município. Agentes Comunitários de Saúde (ACS) se uniram aos Agentes de Combate às Endemias (ACE) para visitar as residências da população, fazendo o tratamento em reservatórios de água e conscientizando sobre a importância de eliminar focos existentes dentro das residências.

ACE se esforça para pular portão e entrar em terreno
baldio para combater foco do mosquito. (Foto: Almir Neves).
O editor deste blog, Almir Neves, participou do mutirão e acompanhou de perto o trabalho feito. Foram encontrados muitos casos de residências fechadas, onde não se pode ter acesso aos reservatórios de água e até terrenos baldios com cisternas cheias e sem tampa adequada. Vale destacar o esforço da ACE Natally Silva nesta terça-feira (09), ao avistar uma cisterna nos fundos de um terreno, em que a profissional não mediu esforços e pulou o portão para poder colocar o larvicida no reservatório, no qual havia várias larvas que virariam mosquitos em poucos dias.

O mutirão é muito importante no combate à virose, mas quero aqui ressaltar mais uma vez que a prefeitura, através da Secretaria de Serviços Públicos, precisa urgentemente fazer sua parte também, no tocante à limpeza dos riachos, pois há muita água empoçada e há meses que o serviço não tem sido realizado para que haja o escoamento dessas águas e nestes riachos existem muitos focos do mosquito transmissor das doenças.

Por Almir Neves, exclusivo para o Blog Merece Destaque.

Postar um comentário

0 Comentários