Slide

10/recent/ticker-posts

Dicas do cirurgião dentista sobre o hábito de chupar chupeta ou dedo

O hábito de chupar a chupeta ou o dedo faz com que ocorra o crescimento anormal e uma alteração no desenvolvimento do osso do palato (céu da boca), os efeitos dependem da frequência, duração e da intensidade do hábito. As crianças que chupam o dedo ou chupeta até a troca dos dentes de leite geralmente precisam de aparelho ortodôntico.

Deve-se iniciar o processo de remoção da chupeta ou do dedo aos 2 anos de idade, para ter mais certeza de chegar aos 3 anos sem nenhum deles. Quanto antes a chupeta for embora, menos a criança vai sofrer, porque não terá havido tanto a perpetuação do hábito.

Aqui vão algumas dicas para parar com este hábito:
  1. Para crianças maiores, envolva-as na escolha do método para parar o hábito.
  2. Seu dentista pode oferecer estímulos para a criança e explicar o que pode acontecer aos dentes se ela não parar de chupar o dedo.
  3. Elogiar as crianças quando não estiverem chupando o dedo, em vez de repreendê-las quando estiverem.
  4. Se as dicas acima não funcionarem, faça a criança se lembrar do hábito enfaixando o dedo ou colocando uma meia na mão durante a noite. Caso isso não funcione leve-o ao seu dentista, que poderá optar pelo uso de um aparelho ortodôntico.
George Ribeiro é Cirurgião Dentista e atende em seu consultório, na Clínica Viviane Valença, na Rua Dom Pedro I, Nº 64, Bairro Dona Dom, em Santa Cruz do Capibaribe - PE.

Postar um comentário

0 Comentários