Slide

10/recent/ticker-posts

Saúde e Escolhas alimentares no foco das preocupações para o Verão


Na contramão da crise, mercado de alimentação cresce sem parar e, com isso, o setor de alimentação saudável cresce exponencialmente. Por isso, Brasil é o quinto maior mercado de alimentação saudável, com volume de vendas de US$ 27,5 bilhões em 2015, conforme levantamento apresentado este ano pela consultoria Euromonitor. E isso não é à toa, segundo a nutricionista Andréa Mendonça, que afirma que conjuntamente a este movimento vem uma procura maior por profissionais preparados para prestar orientações para esse público consumidor em busca de aliar a preocupação com o desejo de uma melhor qualidade de vida, especialmente na estação do calor que começou oficialmente no dia 22 de dezembro. “Atualmente a demanda cresceu muito em relação à estética, todos querem ter a barriga negativa, assim, as pessoas hoje fazer a busca pelo corpo perfeito, assim, procuram o nutricionista para tentar alcançar seus objetivos”, diz professora e especialista Andréa Mendonça, que também é coordenadora do Observatório do Peso da Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE.

Em um alerta com relação aos cuidados com dietas de emagrecimento, e os esforços para manter uma alimentação, ela diz que as ações para alcançar os objetivos de cada pessoa devem levar em consideração a bioquímica individual, contudo, em via de regra, alcançar esses resultados não é uma busca desleal. “Uma alimentação adequada para a perda de peso, aliado a uma atividade física regular, geralmente são suficientes para alcançar o peso ideal, a não ser que a pessoa tenha muitas patologias associadas, como distúrbios hormonais etc. Neste caso, é necessário que seja acompanhado por um médico para que seja feito o tratamento concomitantemente com o trabalho do nutricionista”, reforça Andréa que comenta que alimentação correta é simples. E, sendo assim, basta lembrar de colocar em nosso prato alimentos básicos como verduras, frutas, uma proteína de boa qualidade, cereais integrais e usar sempre gorduras saudáveis (de origem vegetal como azeite de oliva) e óleos vegetais (girassol, soja, etc).

Por isso, a especialista em ciência dos alimentos enfatiza que comer bem, fazer exercícios e adotar modo de vida diários que ajudem a espantar o estresse são fatores essenciais para uma vida saudável. Essas dicas básicas indicam caminhos para a qualidade de vida e ainda são o sucesso do bem-estar em qualquer processo que ela considera fundamentais. A nutricionista considera com isso que há alguns detalhes a serem considerados que reforçam o metabolismo e ajudam a enriquecer nossa alimentação, e que devemos sendo assim considerar. “As minhas dicas de nutrição são bem básicas, alimente-se com produtos naturais o máximo possível, no mínimo 3 porções de frutas ao dia. Muitos alimentos integrais, leguminosas que podem ser feijões, ervilhas, lentilhas etc. Muita água, pouco leite e muita atividade física, menos celular e mais lazer. Fazer uso de oleaginosas, que são ricas em óleos saudáveis, além de ricas em minerais que atuam nos diversos processos metabólicos do organismo. Quanto mais simples a alimentação, menos pacote, melhor”, destaca Mendonça.

Canteiro caseiro.
Diante disso, é importante ter bem claro que nem tudo que está na moda é adequado a todos, uma vez que o metabolismo e a bioquímica das pessoas é diferente. E o que funciona para um pode não ser o ideal para o outro e isso diz respeito diretamente aos modismos que chovem como receitas para saúde e para o “shape”. “O que está na moda agora é tirar o leite e o glúten das refeições. Bom, se você não for celíaco ou intolerante à lactose, minha sugestão é continuar usando, claro que com ponderação, no caso do leite apenas 2 copos pequenos ao dia. Se você souber ter controle, continue comendo seu pãozinho, tudo com equilíbrio, com moderação”, destaca. E como o verão está chegando, as tentações são muitas e também os cuidados com a alimentação no verão, como: evitar beber em excesso e evitar cair de cabeça nos churrascos. “É necessário continuar com a alimentação saudável. Se sair da linha num dia, no seguinte é importante já retomar a alimentação saudável. Não tem milagre ou receita milagrosa: é comer corretamente, com equilíbrio sempre”, completa.

Informações da Assessoria

Postar um comentário

0 Comentários