Slide

10/recent/ticker-posts

Dicas da Pediatra: "Teste do Olhinho"


O Teste do Reflexo Vermelho (Teste do Reflexo de Brucker ou Teste do Olhinho) pode detectar qualquer doença que cause obstrução no eixo visual, como catarata, glaucoma congênito, opacidades congênitas da córnea, tumores intraoculares, inflamações intraoculares importantes ou hemorragias vítreas. A principal doença a ser detectada pelo "teste do olhinho" é o retinoblastoma (tumor maligno das células retinianas). No entanto, pequenos tumores podem não alterar esse teste, o que determina a necessidade de realização, desde o nascimento até os 2 anos de idade, do exame mais detalhado da órbita, estruturas externas do olho, motricidade ocular, musculatura, pupila e reflexo vermelho em consultas subsequentes com o especialista (Oftalmologista).

O "teste do olhinho" deve ser realizado o mais precocemente possível, no máximo nos primeiros 30 dias de vida. O exame não exige dilatação da pupila. Pode ser feito antes da alta da maternidade, pelo Neonatologista, que se perceber qualquer alteração, encaminhará o menor para o Oftalmologista para exame mais minucioso.

Mesmo com teste do olhinho normal ao nascer, a criança deve fazer uma consulta com o Oftalmologista aos 6 meses de idade e o mesmo irá dizer quando será necessário retornar para nova consulta.

Viviane Valença é Médica Pediatra e atende na Clínica Viviane Valença, localizada na Rua Dom Pedro I, Nº 64, Bairro Dona Dom, em Santa Cruz do Capibaribe - PE. Telefone:(81) 3731-4430.

Postar um comentário

0 Comentários