Slide

10/recent/ticker-posts

Dicas da Pediatra: Atividade Física na Criança e no Adolescente


Para todo ser humano, viver é um exercício constante dos atos de aprender, utilizando a mente, e movimentar-se, utilizando o corpo. Essas atividades são essenciais à vida. Por isso, ao lado da alimentação, do descanso, do trabalho e do estudo, devemos dar igual importância à atividade física.

Todos devemos, obrigatoriamente , praticar atividades físicas, da infância à velhice. Quando bem dirigida, essa prática proporciona inúmeros benefícios para todo o corpo.

A escolha da escola deve levar em consideração a presença de espaço suficiente e adequado para a prática de atividades físicas, contando para isso com a presença de professores de educação física. Além das atividades na escola devemos, se possível, colocar a criança para praticar esportes, principalmente os coletivos .

Devemos procurar um esporte que se adeque às necessidades mas também às preferências da criança/adolescente. O que se faz com prazer, se faz com mais dedicação e se alcança melhores resultados.

Não se deve submeter a criança a agressões psíquicas, como ter que vencer, agredir, ser admoestada ou elogiada desproporcionalmente por pais, professores, técnicos... Acima de tudo, tem que ser respeitado o limite individual de cada um e procurar despertar o prazer pela(s) atividade(s) escolhida(s).

Viviane Valença é Médica Pediatra e atende na Clínica Viviane Valença, localizada na Rua Dom Pedro I, Nº 64, Bairro Dona Dom, em Santa Cruz do Capibaribe - PE. Telefone:(81) 3731-4430.

Postar um comentário

0 Comentários