Slide

10/recent/ticker-posts

Dicas da Pediatra: Alergia ao Leite de Vaca

A alergia ao leite de vaca (ALV) ocorre quando o organismo entende que a proteína do leite é uma substância estranha para o corpo. A partir do momento que ocorre a ingestão dessas proteínas, o sistema imunológico (responsável pela defesa do organismo) luta contra elas por considerá - las agressoras e isso pode causar uma grande variedade de sintomas que podem acometer os sistemas gastrointestinal, cutâneo (pele) e outros.

A ALV aparece mais nos primeiros anos de vida, atingindo cerca de 2% das crianças. Pode ser causada por predisposição genética e/ou fatores ambientais.

Alguns sintomas podem aparecer em minutos, horas ou dias após a ingestão de leite de vaca OU DERIVADOS, de forma persistente ou repetitiva.

Vejamos alguns sintomas da ALV em diferentes sistemas do corpo:

GASTROINTESTINAIS:
Vômitos, regurgitação, dor abdominal, recusa alimentar, diarréia / constipação, sangue nas fezes.

CUTÂNEOS:
Lesões na pele, prurido (coceira) , vermelhidão, edema (inchaço) nos olhos e nos lábios.

OUTROS:
Manifestações respiratórias, inadequado ganho de peso e altura, choque anafilático. 

Alergia ao Leite de Vaca e Intolerância à Lactose são situações diferentes, apesar de ambas serem causadas pelo consumo de leite. Na intolerância à lactose, a causa é digestiva, ocorrendo dificuldade de digerir a lactose (que é o açúcar do leite) . Nesse caso, os sintomas são específicos de ordem gastrointestinal: distensão e desconforto abdominal, gases, vômitos e diarreia.

Como a ALV é uma condição clínica causada por um alimento, seu tratamento envolve uma conduta basicamente nutricional: a exclusão do leite de vaca E DERIVADOS da alimentação.

O leite materno é o melhor e mais completo alimento para o lactente. Mães de lactentes com ALV podem continuar a amamentar seus bebês, com a devida orientação do pediatra.

O pediatra é o profissional mais indicado para diagnosticar e lhe orientar sobre o melhor tratamento em casos de ALV.

Viviane Valença é Médica Pediatra e atende na Clínica Viviane Valença, localizada na Rua Dom Pedro I, Nº 64, Bairro Dona Dom, em Santa Cruz do Capibaribe - PE. Telefone:(81) 3731-4430.

Postar um comentário

0 Comentários