Slide

10/recent/ticker-posts

Laudo aponta motivos da morte de trabalhadores em poço no Cariri paraibano, após meses de pesquisas


O Instituto de Polícia Científica (IPC) concluiu que a morte de quatro trabalhadores em um poço artesiano, em janeiro de 2017 no município de Barra de São Miguel, Cariri paraibano, ocorreu por falta de oxigênio. O laudo aponta que houve uma decomposição de matéria orgânica na água produzindo gases que expulsaram o oxigênio, causando asfixia nas vítimas. No laudo, divulgado nesta quarta-feira (26), os peritos responsáveis pelos exames encontraram cerca de 3,4% de oxigênio no local e onde o limite mínimo é de 19%.

No dia 12 de janeiro, quatro pessoas morreram e outras quatro foram socorridas se sentindo mal, depois de entrarem em poços na zona rural de Barra de São Miguel. As vítimas estavam fazendo uma limpeza nos poços quando tiveram um mal estar.

Envolvendo uma equipe multidisciplinar do Instituto de Polícia Científica (IPC) junto à UEPB e UFCG, a conclusão técnica pericial do laudo, feita pelo perito Robson Félix, afirma que “Os parâmetros demonstram que havia uma atividade bacteriana produzindo a decomposição da matéria orgânica, e gerando a produção de gases como metano e o dióxido de carbono que foi responsável pela expulsão do oxigênio do espaço confinado, o poço”.

A instituição federal de pesquisa em segurança do trabalho ficou interessada na pesquisa e vai começar um grupo de trabalho para criar protocolo, e difundir pelo Brasil para os trabalhadores rurais quais os procedimentos a ser adotado nesses casos.


Blog Merece Destaque
Com informações do G1/PB
Foto reprodução / Bom Dia PB

Postar um comentário

0 Comentários