Slide

10/recent/ticker-posts

Psicólogo orienta candidatos sobre como controlar ansiedade durante a prova do Enem

Foto reprodução Internet.

No próximo domingo (05), será realizado o primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). E o peso de ter a possibilidade do seu futuro acadêmico definido naquele momento leva estudantes a sentirem uma ansiedade prejudicial na hora da prova. Para ajudar os candidatos a trabalharem melhor essa questão, o psicólogo e coordenador do curso de Psicologia da Faculdade UNINASSAU Caruaru, Carlos Mendonça, dá dicas sobre quais atividades podem ser desenvolvidas nos dias que antecedem o exame.

De acordo com o psicólogo, as pessoas se sentem mais seguras com assuntos que estão familiarizados. Por isso, na véspera da prova, é interessante que o estudante visite o local onde irá realizá-la. “Outro ponto importante é traçar o trajeto e acertar o meio de transporte que o conduzirá. Dessa forma, evita-se atrasos e outros imprevistos. Tudo isso pode contribuir para deixá-lo mais seguro e tranquilo’’, explica. 

A boa rotina e dedicação aos estudos ao longo do ano assegura um bom desempenho no Enem. No entanto, a ansiedade pode atrapalhar todo esse preparo. “É preciso desenvolver confiança para o enfrentamento desta situação e tentar malabarismos mentais de última hora não ajuda”, aconselha Mendonça. E orienta que o candidato deve relaxar, buscando realizar atividades que o distraiam, como, por exemplo, assistir a um filme ou ouvir música. “Estas ações são a concretização da autoestima daquele que está seguro de si. Não é recomendado nada que seja de exigência física ou mental exagerada, uma vez que o objetivo é relaxar e não tentar uma fuga da realidade”, completa.

Diante de possível nervosismo de última hora, o recomendado é reforçar a respiração, fazer um alongamento de braços e de pescoço. No dia das provas, o pensamento deve ser positivo. “Uma alternação entre confiança e autoestima elevada faz muito bem. Você sabe que deu o melhor de si, agora é se sentir confiante que a vaga é sua”, orienta o coordenador do curso de Psicologia da UNINASSAU.

Postar um comentário

0 Comentários