27 de janeiro de 2018

10 exames fundamentais para fazer o check up no início do ano


A saúde nunca deve ser colocada em segundo plano. No entanto, com a correria imposta pelo dia a dia, alguns cuidados terminam sendo deixados de lado, e um deles são os exames de rotina. Para sanar esse problema e ficar em dia com a saúde, muitas pessoas recorrem ao tempo livre das férias para fazer o famoso check-up. Mas, quais os principais exames que devemos priorizar? Para esclarecer, as médicas Dra Beatriz Maranhão, da Lucilo Maranhão Diagnósticos e Dra Camila Dornelas, da Clínica Vanitâ`, elencam os principais. "Não apresentar qualquer sintoma não é sinônimo de estar saudável. É necessário verificar constantemente como está a saúde, e os exames de rotina são fundamentais para descobrir qualquer possível doença", explica Dra Beatriz Maranhão.

Exame colesterol e triglicerídeos: o exame de sangue para checagem das taxas de colesterol e triglicerídeos deve ser anual, para prevenir as eventuais complicações de uma hipercolesterolemia tais como o infarto.

Mamografia: o exame de mamografia deve ser realizado anualmente em mulheres acima dos 40. “No entanto, se houver indicação clínica ou histórico de câncer de mama na família, a mulher pode começar a realizar antes dos 35”, afirma Dra Beatriz.

Controle da tireoide através das dosagens hormonais tireoidianas: as mulheres, após os 30 anos, têm três vezes mais chances de desenvolver distúrbios da tireoide.

Autoexame da pele: “mesmo com o uso diário do protetor solar, o autoexame da pele ainda é a melhor prevenção ao câncer de pele. Dessa forma, de seis em seis meses deve-se prestar atenção na presença de manchas disformes e pintas escuras e na evolução das mesmas. Se houver alguma dúvida, é sempre recomendável consultar um dermatologista”, afirma Dra Camila.

Papanicolau: deve ser realizado regularmente, independente do histórico sexual, a partir dos 18 anos para a prevenção do câncer cervical. “Após os 30, devido a possibilidade maior de desenvolver miomas ou outras doenças do útero e ovário, o médico pode solicitar ultrassonografia transvaginal”, esclarece Beatriz.

PSA (livre e total): o exame é bastante utilizado no diagnóstico precoce do câncer de próstata e no seguimento da doença, pós-tratamento.

Exame de glicemia em jejum: trata-se de um exame de sangue que deve ser realizado com o paciente em jejum de pelo menos oito horas, para avaliar a existência de diabetes.

Densitometria óssea: “após a idade de 50 anos, ou ainda mais cedo dependendo do histórico familiar, é recomendável realizar o exame de densitometria óssea a cada dois anos para se prevenir da osteoporose,”, afirma Dra Beatriz.

Oftalmológico: Como medida preventiva, o ideal é fazer o exame ocular completo anualmente, pois desse jeito o oftalmologista poderá acompanhar com tranquilidade a evolução da saúde dos olhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddToAny

Traduzir / Translate