Slide

10/recent/ticker-posts

Dicas da Pediatra: Verdades e Mitos sobre a Vacina da Gripe

Por Viviane Valença*

A campanha de vacinação contra a gripe teve início em todo o país e, como sempre, surgem vários boatos e muitas pessoas ficam receosas se devem se vacinar e/ou levar seus filhos para se vacinar.


A vacina aplicada no SUS abrange as pessoas que pertencem ao grupo prioritário, considerado pelo Ministério da Saúde mais susceptível ao agravamento de doenças respiratórias.

Podem (e devem) se vacinar: 
  • pessoas a partir de 60 anos
  • crianças com idade entre 6 meses e 5 anos
  • trabalhadores da saúde
  • professores das redes pública e privada
  • povos indígenas
  • gestantes
  • mulheres até 45 dias após o parto
  • presidiários
  • funcionários do sistema prisional.
Portadores de doenças crônicas não transmissíveis. (Estes precisam apresentar uma prescrição médica no ato da vacinação. Pacientes cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do SUS também poderão se dirigir aos postos de saúde em que são cadastrados para receber a vacina, sem a necessidade de prescrição médica.).

Como parte da campanha, o Ministério da Saúde listou mitos e verdades sobre a gripe e a vacina: 

MITOS

1- É possível pegar gripe pela vacina?
NÃO!! A vacina é feita com o vírus MORTO (= INATIVO), portanto, é 100% segura e incapaz de provocar a doença nas pessoas que são vacinadas.
O que pode acontecer é uma resposta imunológica do nosso sistema protetor ,contra a vacina, que pode ter sintomas semelhantes aos da gripe, porém mais fracos, não durando mais que 48 horas.

2- Em gestantes, a vacina faz mal para o bebê?
Pelo contrário. É muito importante a vacina das grávidas, pois quando a mãe é vacinada, o bebê também fica protegido.

3- A única forma de prevenir a gripe é tomando a vacina?
A vacina é a MELHOR E MAIS SEGURA forma de se proteger contra a doença, mas existem outras medidas importantes que ajudam na prevenção:
  • lavar e higienizar as mãos com frequência
  • não compartilhar objetos de uso pessoal, como talher, copo e garrafa
  • evitar tocar mucosas do olho, nariz e boca
  • ter boa alimentação e beber bastante líquido
  • evitar contato com pessoas que estejam com sintomas da gripe
  • manter a casa bem arejada.
VERDADES 

1- É preciso tomar a vacina todos os anos? 
SIM!! Isso acontece por 2 motivos: porque a imunidade da vacina se mantém por cerca de 12 meses e porque, a cada ano, temos vírus diferentes, que causam diferentes tipos de gripe, e a vacina é produzida a partir dos vírus que estão mais propensos a aparecer durante o período de vacinação. 

2- A gripe pode matar?
Se não for tratada a tempo, a gripe pode causar complicações graves e levar à morte, principalmente nos grupos de alto risco, como pessoas acima de 60 anos, crianças abaixo de 5 anos, gestantes e doentes crônicos.

3- Gripe e resfriado são doenças diferentes?
Embora os sintomas sejam parecidos, os vírus que causam a gripe e o resfriado são diferentes. 
A gripe é uma doença mais grave, que causa febre alta, dores musculares, dor de cabeça, dor de garganta e exige mais cuidados para não evoluir para uma pneumonia. Já o resfriado é mais leve e tem duração mais curta.

4- Pessoas alérgicas a ovo não podem tomar a vacina?
VERDADE! Assim como muitas outras vacinas, para fabricar a vacina contra a gripe, utiliza - se em sua composição proteínas como a ovoalbumina, agente causador da anafilaxia, alergia grave ao ovo.

Pessoas que estão fora dos grupos considerados de risco pelo Ministério da Saúde podem ( e devem, se possível) , se vacinar também, procurando, para isso, serviços privados de vacinação.

*Viviane Valença é Médica Pediatra e atende na Clínica Viviane Valença, localizada na Rua Dom Pedro I, Nº 64, Bairro Dona Dom, em Santa Cruz do Capibaribe - PE. Telefone:(81) 3731-4430.