1 de junho de 2018

Dicas da pediatra: Prevenção de acidentes com as crianças de 0 a 1 ano

Dra. Viviane Valença*

A criança é naturalmente curiosa e exploradora e os acidentes ocorrem como consequência desta curiosidade, somada, muitas vezes, à desatenção do adulto.


Nenhum ambiente é totalmente seguro e o elemento mais importante para a prevenção dos acidentes é a presença de um adulto atento e cuidadoso, supervisionando este ambiente.

Esta semana falaremos sobre MEDIDAS PREVENTIVAS PARA CRIANÇAS DE 0 A 1 ANO. Nas próximas semanas, falaremos de outras faixas etárias.

1- Nunca deixar a criança sozinha em cima de qualquer móvel (cama, cadeira, trocador, sofá, ...)

2- Baixar o estrado do berço assim que o bebê estiver sentando sem apoio; não deixar travesseiros, brinquedos ou outros objetos soltos no berço, pois a criança poderá utilizá- los para ficar em pé; o espaço entre as grades do berço não deve ser maior que 9 cm, a fim de evitar que a criança caia ou prenda a cabeça por entre elas.

3- Não utilizar andadores ("anda- já"): crianças em andadores caem sobre objetos, fornos, piscinas, rolam escada abaixo e se intoxicam com mais frequência devido à maior facilidade de locomoção. Além disso, propicia a quedas e pode deformar a estrutura óssea das pernas.

4- Fazer o transporte da criança com segurança, em colo de adultos ou carrinhos; não deixar que crianças carreguem o bebê no colo.

5- Aumentar a vigilância das crianças que estejam começando a andar.

*Viviane Valença é Médica Pediatra e atende na Clínica Viviane Valença, localizada na Rua Dom Pedro I, Nº 64, Bairro Dona Dom, em Santa Cruz do Capibaribe - PE. Telefone:(81) 3731-4430.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddToAny

Traduzir / Translate