Slide

10/recent/ticker-posts

Quando Procurar um Alergologista? É importante você saber


O médico alergologista trata de doenças relativamente comuns, contudo nem sempre as pessoas procuram, seja por desconhecimento, ou por que alguns médicos clínicos deixam de encaminhar os pacientes a este especialista, para melhores diagnósticos e tratamentos. Alergias parecem simples, mas podem até levar o paciente a óbito. A UPAE Garanhuns oferece a alergologia dentre as 20 especialidades disponíveis para os pacientes dos 21 municípios da V Regional de Saúde.

Quem nos traz as informações sobre a alergologia é a Dra. Cláudia Cordeiro. "A alergologia atua no diagnóstico e no tratamento das doenças de cunho alérgico. Portanto, trata de alergias, geralmente com reflexo na imunidade do paciente, por isto também é comum chamar de imunologia."- Registra dra. Cláudia, que tem também formação em pediatria.

Segundo a médica, as enfermidades mais comuns que passam no seu consultório na UPAE Garanhuns são: Rinite alérgica, asma, dermatites atópica e de contato, urticárias crônica e aguda, alergias a medicamentos, alergias alimentares, à picadas de insetos, à proteína do leite, a múltiplos alimentos, anafilaxia (choque anafilático), entre outras.

"Recentemente tratamos de uma criança que teve uma reação alérgica à canela que sua mãe colocou em uma papinha. Na Bahia, há alguns anos, uma professora veio a óbito devido uma picada de formiga, que desencadeou uma reação alérgica. Doenças como rinites, asma e dermatites, são aparentemente comuns, mas todas precisam ser acompanhadas por um alergologista, e por isto é importante que profissionais nos postos de saúde façam estes encaminhamentos." - Finaliza Dra. Cláudia Cordeiro.

A UPAE Garanhuns é unidade de referência para 21 municípios da V Regional de Saúde. Faz parte da Rede SUS da Secretaria Estadual de Saúde, sob Gestão IMIP.

Postar um comentário

0 Comentários