Slide

10/recent/ticker-posts

Cirurgiã dentista alerta para cuidados com os dentes no São João

O aumento no consumo de alimentos duros é o principal responsável pelos danos aos dentes durante o período junino.


Milho verde na espiga, pé de moleque, pipoca, coco, amendoim, nozes e castanhas. Com a chegada das comemorações juninas, é impossível resistir a essas delícias. O fato é que os dentes sofrem muito nessa época do ano, segundo a cirurgiã dentista Katarina Chaves, da Blanc Odontologia, justamente por causa do aumento do consumo de alimentos duros.

Ao ingerir esses alimentos, o dente pode sofrer com a quebra parcial ou até completa. "Desde que os dentes e gengivas estejam saudáveis, o consumo desses alimentos não é prejudicial à saúde dental", comenta a cirurgiã dentista. Mas pacientes que têm obturação, coroa ou canal devem ter cuidado redobrado, pois a estrutura pode ficar mais fraca. 

"Em casos de restaurações mal adaptadas pode acontecer de elas soltarem. Já nos casos de dentes com tratamento de canal, o risco existe por geralmente estar associado a dentes já bem destruídos, o que leva a uma maior fragilidade, aumentando o risco de fraturas", alerta. O ideal é que se use os dentes posteriores para a mastigação nesses casos. Por serem mais robustos e com maior número de raízes, eles são mais resistentes a este tipo de alimento. 

"Já o caso de quem usa aparelho odontológico fixo, é preciso ter o cuidado para não danificar o aparelho, o ideal é evitar os alimentos duros e crocantes",argumenta Katarina Chaves. Vale ressaltar que caso ocorra alguma fratura nos dentes, a recomendação é procurar um profissional assim que possível para fazer o tratamento necessário. "Nem sempre há necessidade da realização de um canal, apenas nos casos em que há comprometimento da porção mais interna do dente, que é a polpa", fala. Após a recuperação do trauma, o paciente precisar realizar visitas periódicas ao consultório odontológico para manter a saúde bucal e prevenir possíveis lesões.

Postar um comentário

0 Comentários