Slide

10/recent/ticker-posts

Dores nas costas nem sempre é problema de coluna, alerta especialista


Dores nas costas podem ser causadas por simples hábitos errados como sedentarismo, obesidade e tabagismo. A dor nas costas, seja ela uniforme ou concentrada num dos lados das costas, pode ter várias origens, portanto é importante que registre todas as características que definem a sua dor para facilitar ou orientar o processo de diagnóstico. Identifique a posição precisa da dor, ou se esta se espalha.

É importante também estar ciente destas e outras perguntas: é a primeira vez que ocorre? Melhora/piora com alguma postura? É uma dor constante e sempre com a mesma intensidade? Aumenta ao urinar/defecar? No caso das mulheres, como se comporta a dor durante a menstruação? Apresenta outros sintomas associados?

Pode ser também uma manifestação de doenças como depressão, fibromialgia, câncer, artrites, hérnia de disco, osteoartrose (bico de papagaio), cálculo renal, aneurisma de aorta, úlcera gástrica, entre outras.

É fundamental que consulte um profissional de saúde adequado e, sobretudo, não deverá se automedicar.

Dr. Sebastião Inácio Filho é procedente do Recife, onde trabalhou no Hospital da Restauração, Hospital Agamenon Magalhães, Central de Transplantes, Hospital das Clínicas, na Clínica de Dor do HARF (onde por 9 anos trabalhou como Chefe do Ambulatório de Acupuntura e Medicina Chinesa), dentre outros. Ele é médico Geriatra e Clínico Geral. Contato: 81 99854-7030.

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Atendimento médico com conforto e segurança no consultório e em domicílio. Adultos e idosos.
    Geriatria e Clínica Geral.
    Consultório na Uniclin: (81) 3731-6789
    Whatsapp (81) 9.9854.7030

    ResponderExcluir