Slide

10/recent/ticker-posts

5 passos para pessoas com sobrepeso adotarem em suas rotinas e reduzirem riscos de contrair o coronavírus

Professor de Educação Física da Pitágoras Caruaru reúne orientações que podem melhorar hábitos, gerar mais qualidade de vida, além de combater a obesidade.


Um estudo realizado nos Estados Unidos apontou que a obesidade é a condição crônica que mais leva pessoas a serem internadas por Covid19, ou seja, obesos que contraem o vírus tendem a ter mais complicações. No Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde, 57% das pessoas estão acima do peso e 20% atingem a condição de obesidade. Ainda segundo o órgão, a mortalidade dos jovens obesos por Covid19 é de 57%. É importante destacar que, a prática de atividade física auxilia no fortalecimento do sistema imunológico, o que é essencial, tendo em vista que não há vacina ou tratamento para Covid19 até o momento.

Por isso, é recomendado que obesos façam atividades físicas em casa, mas há algumas restrições, como explica o Heber Silva, professor de Educação Física da Pitágoras Caruaru: "é importante o exercício físico, mas sempre com conhecimento, para não afetar a saúde. As pessoas com obesidade precisam ter algumas restrições, pois há o risco de uma lesão, que, além de ser um prejuízo para o corpo, pode desmotivar a pessoa" - explica o professor.


Para manter a saúde, Heber, professor da Pitágoras Caruaru aponta algumas dicas de como se exercitar corretamente em casa, durante o isolamento social. Antes de começar, alongue. Agora, as dicas:

• Musculação

Ao pensar em exercícios para perder peso, é usual que a primeira opção seja de exercícios aeróbicos. Mas os obesos devem priorizar a musculação. Antes de eliminar a gordura, é necessário criar força, para evitar lesões. A musculação fortalece e aumenta a massa livre de gordura, preparando o corpo para outras atividades. É indicado inicialmente atividades físicas com o peso do próprio corpo, tendo em vista que haverá um desequilíbrio da homeostase corporal permitindo uma adaptação e consequentemente melhorias nas variáveis força e resistência muscular. Outra ideia para fazer musculação em casa, é encher garrafas Pet de água. Elas podem ser movimentadas sozinhas ou dentro de uma mochila, que terá a alça como pegador. Dessa forma é possível fazer os exercícios tradicionais para braço. Para as pernas, é recomendável reduzir o impacto. Procure dar um passo para frente com uma perna e voltá-la à posição inicial. Faça 10 vezes com cada perna para completar a série.

• Exercícios aeróbicos

São importantes quando já o hábito da musculação já está criado e podem ser feitos de maneira alternada. É importante começar aos poucos. Recomenda-se uma caminhada dentro de casa mesmo, seja no quintal ou em algum corredor, indo e voltando. Deve-se começar com 10 minutos e ir aumentando, conforme os limites do corpo. A frequência é importante e o baixo impacto também.

• Repouso

É comum querer ver resultado rapidamente, quando se começa a praticar exercícios físicos. Isso leva a pessoa a querer malhar por horas ou várias vezes ao dia, o que não é adequado. Após fazer a musculação, há um aumento no metabolismo, o que gera a queima de gorduras durante o repouso. Além disso, é importante repousar, para ter força e disposição no dia seguinte, portanto respeite seu corpo, seus limites e seu descanso.

• Respiração

Manter a frequência da respiração é fundamental, pois a obesidade pode afetar o sistema cardíaco, por exemplo. Se tiver muito ofegante em algum exercício, pare, descanse e diminua o peso e/ou a intensidade. Durante o descanso, entre séries, procure respirar corretamente, inspirando pelo nariz e expirando pela boca.

• Alimentação

A alimentação influencia muito na resposta que o corpo dará, com a atividade física. Cada um responde de uma forma e precisa de determinada quantidade de alimentos, então o acompanhamento nutricional é bastante importante para a melhora na saúde.

"Para definir os exercícios ideais, o número de séries e outras especificações mais profundas, é necessário o acompanhamento do profissional de Educação Física, que saberá as atividades para cada um e as organizará de uma maneira que a pessoa evolua no bem-estar" - finaliza Heber Silva, professor de Educação Física da Pitágoras Caruaru

Sobre a Pitágoras

Fundada em 2000, a Pitágoras já transformou a vida de mais de um milhão de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação, extensão e ensino técnico, presenciais ou a distância. A Pitágoras nasceu herdando a tradição e o ensino de qualidade oferecido pelo Colégio Pitágoras, fundado em 1966, que também deu origem ao grupo Kroton.

Sobre a Kroton

A Kroton, que faz parte da holding Cogna Educação, uma companhia brasileira e uma das principais organizações educacionais do mundo, atende ao mercado B2C do Ensino Superior, levando educação de qualidade em larga escala. Presente em mais de 900 municípios em todo Brasil, a companhia conta com 176 unidades próprias, 1.410 polos de ensino a distância e 846 mil estudantes, sob as marcas Anhanguera, Fama, Pitágoras, Unic, Uniderp, Unime e Unopar. Transformar a vida das pessoas por meio da educação, formando cidadãos e preparando profissionais para o mercado, é a missão da instituição, que trabalha para continuar concretizando sonhos em todos os cantos do país.

Postar um comentário

0 Comentários