Slide

10/recent/ticker-posts

Dicas do pediatra: Janelas do sono


Você já ouviu falar de "janelas do sono" alguma vez? Tem tudo a ver com as sonecas do seu pequeno. A compreensão disso ajuda com uma melhor rotina do bebê e também a perceber quando ele precisa dormir.

Janela do sono é o tempo que os bebês conseguem ficar acordados entre um período de sono e outro. As sonecas são extremamente importantes para o bom desenvolvimento dos pequenos! Nas sonecas da manhã, acontece o estágio de sono relacionado com o crescimento e amadurecimento do cérebro.⠀
Já no soninho da tarde, ocorre o estágio do sono relacionado a restauração de energias físicas e emocionais.

Você pode saber quando o seu bebê está "fechando a janela" ou precisando da soneca quando ele, que antes acordou cheio de energia, agora vai ficando irritado e choramingando. Isso significa que é hora de ajudá-lo a dormir.

Cada idade terá a sua duração de janelas do sono. Bebês de 1 a 2 meses costumam ficar acordados entre uma soneca e outra em torno de 40 a 60 minutos, no máximo. Bebês com 1 ano já conseguem ficar acordados mais tempo, geralmente entre 4 e 6 horas.

"O meu filho fica muito tempo acordado, parece que nunca descansa!" Lembre-se que os bebês precisam desse sono restaurador tanto quanto precisam se alimentar. Quando o bebê fica muito tempo acordado sem descansar ele fica irritado, não consegue mamar direito e o sono da noite também será afetado.

Dr. Carlos Queiroz é Pediatra, brasileiro, pernambucano, esposo, pai, avô de Davi e Luísa, cidadão aprendiz da arte de viver e esperançoso. Ele atende em Santa Cruz do Capibaribe, na Clínica Med&Fisio, localizada na Rua Júlia Aragão, 306, Bairro novo. Os telefones para contato são: (81) 3731-3263 / (81) 99122-8422.

Postar um comentário

0 Comentários