Slide

10/recent/ticker-posts

Veja 4 alimentos que diminuem a absorção de ferro pelo organismo e saiba como melhorá-la


Responsável pelo transporte de oxigênio entre as células e importante para o bom funcionamento do metabolismo, o ferro é um tipo de mineral que não pode faltar de jeito nenhum na alimentação. A carência desse nutriente no organismo, inclusive, pode causar sintomas como cansaço, fraqueza, falta de ar e, a longo prazo, um caso mais grave de anemia. Por isso, é muito importante ter alguns cuidados na dieta para não ocasionar desequilíbrios nutricionais, ok? Para te ajudar nessa missão, nós listamos 4 alimentos que diminuem a absorção de ferro (e devem ser evitados em certos momentos), bem como dicas para melhorar o consumo desse nutriente no dia a dia. Vale a pena conferir!
Quais são os alimentos que diminuem a absorção de ferro?

Antes de tudo, é importante destacar que alguns nutrientes, quando consumidos de forma excessiva e em conjunto, podem atrapalhar a ação de outros no organismo. O cálcio, por exemplo, é um mineral que tende a inibir a absorção do ferro. Isso acontece porque os dois nutrientes têm propriedades e processos de funcionamento (de transporte, por exemplo) semelhantes, de modo que acabam se atrapalhando quando combinados. Por isso, para garantir uma boa absorção de ferro no organismo, a principal dica é evitar alimentos ricos em cálcio durante as refeições. Confira os principais que devem ser evitados:

1. Leite

Por conter uma grande quantidade de cálcio em sua composição, o leite deve ser evitado na hora do almoço ou janta - momento geralmente propício para comer carnes, vegetais folhosos e leguminosas (as principais fontes de ferro). O ideal é deixar para consumir leite e derivados apenas horas depois ou antes das refeições principais.

2. Iogurte

Por ser um derivado do leite - e conter alto teor de cálcio -, o iogurte é outro alimento que pode atrapalhar no processo de absorção do ferro pelo organismo. Embora seja rico em vitaminas, minerais e auxilie no funcionamento do intestino, esse ingrediente deve ser preferencialmente consumido na parte da manhã ou à tarde (em um intervalo generoso de algumas horas entre o almoço e a janta).

3. Queijo

Além de fazer parte do grupo de derivados do leite, o queijo se destaca por ser um alimento mais gorduroso - ou seja, aumenta os níveis de colesterol do corpo e diminui a capacidade de absorção do ferro e de outras substâncias benéficas. Por isso, além de consumir esse alimento em horários distantes das refeições principais, também é indicado dar preferência sempre às versões mais lights (como o cottage, minas frescal e outros).

4. Café

Você sabia que bebidas com muita cafeína também podem atrapalhar a absorção de ferro no organismo? Por conta disso, não é indicado consumir café, chá-mate, chá preto, chá-verde e outros antes ou após as refeições. Vale destacar que a cafeína, quando consumida de forma excessiva, tende a atrapalhar outros nutrientes (como a vitamina C) e a desequilibrar o funcionamento do organismo como um todo. Ou seja, atenção no seu consumo diário, ok?
Como aumentar a absorção de ferro?

Para melhorar de vez a absorção de ferro, o mais importante é consultar o seu nutricionista para seguir uma dieta regrada e equilibrada. Afinal, em casos de uma anemia mais forte ou de outras carências nutricionais, é fundamental ter o acompanhamento de um profissional da saúde. Ainda assim, para auxiliar no processo de absorção de ferro, é possível seguir algumas dicas por conta própria que dão certo. Além de buscar uma alimentação mais rica no nutriente - com miúdos, carnes vermelhas, cereais, folhas verde-escuras, leguminosas e outros - também é indicado aumentar o consumo de vitamina C no dia a dia.

Para quem não sabe, a vitamina C - por conter um pH mais ácido - auxilia diretamente na absorção de ferro pelo organismo. Por isso, é muito indicado consumir frutas cítricas, como limão, laranja, abacaxi, acerola, ou até mesmo couve e brócolis (vegetais ricos em antioxidantes) junto com comidas ricas em ferro. Uma boa dica, inclusive, é preparar sucos naturais com essas frutas para consumir durante as refeições. Assim, é possível potencializar de forma significativa a absorção de ferro pelo corpo.

Fonte: conquistesuavida.com.br

Postar um comentário

0 Comentários