Slide

10/recent/ticker-posts

Setembro Amarelo: alimentação saudável e atividade física são aliados no combate ao suicídio

Campanha promovida pela franquia Armazém Fit Store, orienta e dá dicas sobre hábitos saudáveis na promoção da saúde e bem-estar.


Especializada em alimentação saudável e natural, a rede de franquias, Armazém Fit Store, criou uma campanha em apoio ao Setembro Amarelo – o “Saúde Mental no Setembro Amarelo”. Com o objetivo alertar a sociedade sobre a importância do cuidado físico e mental como prevenção ao suicídio, promover o bem-estar e, gerar conscientização diante do tema, a marca convidou uma psicóloga para debater o assunto nas redes sociais.

Em pauta, a profissional Thaysi Bernardi, aborda a importância da alimentação saudável, aliada a rotina de atividades físicas, junto a bons hábitos noturnos, como práticas fundamentais para a preservação da vida. Fatores considerados primordiais para vencer a depressão e ansiedade, que são as duas principais motivadoras do suicídio.

Com foco no Instagram, Facebook e Whatsapp, a franquia preparou uma série de cinco vídeos onde a psicóloga dá dicas, esclarece informações importantes e fala sobre o assunto de forma geral.

Alimentação Saudável e atividade física

De acordo com Thaysi, existe uma forte ligação entre a alimentação saudável e a saúde mental. Isso porque, quando nos alimentamos bem, ingerimos diversos nutrientes excelentes para o bom funcionamento do corpo como um todo.

“É muito importante levarmos para conhecimento público o poder que os alimentos têm para o corpo e a mente. Por exemplo, o ácido fólico é um antidepressivo natural, e pode ser encontrado em alimentos como o tomate. As frutas cítricas diminuem o cortisol que é um hormônio do stress e, também, ajuda no bom funcionamento do sistema nervoso. Já o carboidrato integral, gera disposição e dá energia para enfrentar o dia-a-dia. Mas claro, é necessário seguir uma boa orientação nutricional”, aborda.

Já a prática de exercícios físicos, alivia o mau humor, inibi a indisposição e gera a sensação de prazer e bem-estar. “Além disso, aumenta a concentração, reduz o stress, diminui a ansiedade, melhora significativamente o humor, a qualidade de vida, além de gerar autoconfiança – indispensável para aqueles que sofrem transtornos emocionais, como crises de ansiedade. E são vários exercícios, de fácil alcance, que as pessoas podem praticar, como corrida, caminhada ou academia, por exemplo”.

Bons hábitos matinais e noturnos

Além disso, Thaysi explica que ter uma boa noite de sono é fundamental para manter a mente sadia e o corpo descansado. Por isso, é preciso adotar alguns hábitos noturnos. “Tomar um banho quente, evitar o uso de telas por pelo menos 1h antes de dormir e não ingerir alimentos estimulantes, como doces, comidas gordurosas e cafeínas. Vale ressaltar que a prática do exercício físico também ajuda a ter uma noite tranquila de sono”, fala.

Pandemia aumenta casos de depressão e ansiedade no Brasil

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), antes da pandemia, o Brasil já era o país mais ansioso do mundo e, também, apresentava a maior incidência de depressão da América Latina, impactando cerca de 12 milhões de pessoas.

Contudo, o cenário de solidão, insegurança, angústia e instabilidade econômica, ocasionado pela pandemia, agravou a situação. Um estudo realizado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UEFJ) revelou um aumento de 90% nos casos de depressão. Já o número de pessoas com crises de ansiedade e sintomas de estresse agudo praticamente dobrou entre março e abril de 2020.

Outra pesquisa, desenvolvida pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), demonstrou que, entre maio, junho e julho do ano passado, 80% da população brasileira se tornou mais ansiosa.

“Por isso, reforço a necessidade de todos adotarmos no dia-a-dia uma rotina saudável para combater esse mau que chega de forma silenciosa e, aumentar assim, a qualidade de vida, recuperar a saúde mental e o bem-estar psíquico de toda a população”, finaliza a psicóloga.

Marcas engajadas

Lucas Quintella, diretor executivo do Armazém, fala sobre a importância de cada vez mais empresas e entidades, promoverem ações de conscientização diante de assuntos relevantes como este. “Nós temos a chance de ajudar, de salvar uma vida, e isso é muito importante! Vamos continuar levando informação a todo o Brasil através das nossas campanhas para, inclusive, incentivar as pessoas ao nosso redor a exercitar corpo e mente e adotar práticas saudáveis. Afinal, um corpo saudável é a morada de uma mente tranquila”, comenta.

O Armazém Fit Store é uma marca bastante engajada com causas sociais. Desde a sua fundação, em 2017, promove e apóia diversas ações de interesse coletivo. Dentre elas: doações de alimentos e doação de sangue.

Postar um comentário

0 Comentários