Slide

10/recent/ticker-posts

Dermatologistas descobrem causa de surto misterioso que causa lesão com coceiras na pele em Pernambuco


Dermatologistas que atuam no Nordeste ajudaram a resolver um mistério que afetava moradores de municipios da Região Metropolitana de Recife. Com o suporte da Sociedade Brasileira da especialidade (SBD), eles identificaram as causas de mais de 200 casos de dermatites registrados no Grande Recife. A condição, divulgada pelo JC no dia 18 de novembro, agora tem confirmado seu motivo: as asas de uma mariposa.

O surto de dermatites pápulo-eritêmato-pruriginosas, com aspecto urticariforme, desafiou os serviços médicos da cidade. O trabalho realizado pelos dermatologistas Cláudia Ferraz e Vidal Haddad Junior permitiu descartar várias hipóteses levantadas para explicar a origem do surto, como picadas de inseto e intoxicação por ivermectina.

Para identificar as causas reais, a dermatologista Cláudia Ferraz conduziu uma pesquisa sobre a história epidemiológica correta e descreveu adequadamente as lesões, o que levou a suspeitar da provável etiologia. A chave do problema repousa nas asas de mariposas do gênero Hylesia, que se reproduzem nesta época do ano e causam epidemias de dermatites em vários pontos do País. Esses insetos entram em ambientes domésticos e, ao se debaterem contra focos de luz, liberam cerdas corporais minúsculas que penetram profundamente na pele humana e causam a intensa dermatite observada.

Postar um comentário

0 Comentários