Slide

10/recent/ticker-posts

Fundador da Associação dos Agentes de saúde é homenageado em Santa Cruz do Capibaribe


Durante reunião ordinária realizada na manhã desta sexta-feira, 08 de abril, na Associação dos Agentes Comunitários de saúde de Santa Cruz do Capibaribe, houve a visita de parentes de José Gomes de Araújo, fundador da associação.

José Gomes foi um grande lutador pela categoria no município. A sede da associação leva seu nome e agora sua irmã e sua sobrinha entregaram à diretoria um quadro com a foto de José Gomes, o qual ficará exposto na sala de reuniões para lembrar daquele que, ao lado de tantos outros, lutou para garantir o reconhecimento dos Acs em Santa Cruz e fundou a associação que até hoje representa a categoria da qual ele tanto se orgulhava de fazer parte. 


Além do quadro com a foto de Zé Gomes, uma biografia dele foi lida por sua irmã Maria José Gomes.

Biografia de Zé Gomes:

José Gomes de Araújo, filho de Severino Joaquim de Araújo e Odete Eunice Feitosa de Araújo, nasceu a 26 de abril de 1960 em Santa Cruz do Capibaribe, residiu maior parte da sua vida na Rua do Rio número 144, nesta cidade.

Tendo concluído o Ensino Médio na Escola Pe. Zuzinha, fez vários cursos e participou de treinamentos para aperfeiçoamento de sua bagagem profissional, tais como, Realidade Brasileira, Bíblico, Psicologia, Saúde no Trabalho, Formação Profissional e Emprego, Saúde Bucal, Treinamento Intensivo Sobre Doenças Previsíveis, Saúde da Mulher, Formação de Gestores Públicos, Especialização na Política de Atendimento a Criança e ao Adolescente.

No decorrer dos anos de 1979 a 1980 serviu as forças armadas no 14º Batalhão Logístico em Recife, curta passagem na Polícia Militar. Em 1982 a 1985 foi empregado público com vinculo empregatício na UNO - União Nordestina de Assistência a Pequenas Organizações, hoje agregada ao SEBRAE. De 1991 à 2000 micro-empresário fabricante de confecções. Na sua juventude foi presidente e co-fundador do Grupo JOF (Jovem Fermento) com atuação na conscientização política e social da comunidade, ligado a pastoral da juventude da Igreja Católica. Foi integrante da equipe diocesana representando o Regional Nordeste II formado por quatro estados, PE-PB-SE-RN.

Foi participante e colaborador na fundação do PMDB em Santa Cruz do Capibaribe e membro e co-fundador do PT (Partido dos Trabalhadores), pelo qual foi candidato a vereador. Pesquisador e colaborador para vinda do SEBRAE em Santa Cruz.

Foi procurador da Associação Musical Novo Século, membro do Conselho Municipal de Saúde, foi agente comunitário de saúde do Ministério da Saúde (SUS).

Em todas as suas lutas a que mais lhe orgulhava nos seus comentários em vida foi como fundador e presidente da AACOSCAPE: Associação dos Agentes Comunitários de Saúde de Santa Cruz do Capibaribe - PE.

José Gomes de Araújo faleceu aos 52 anos, no dia 01 de maio de 2012.

Postar um comentário

0 Comentários