Slide

10/recent/ticker-posts

DICA DO PEDIATRA: CIÚMES - É BOM OU RUIM? NORMAL OU ANORMAL?

Por Carlos Queiroz Maia*


A resposta é complexa. Ciúme é normal e saudável. Só quem não tem capacidade de amar é que não sente ciúmes. Ciúme pode ser considerado uma aquisição no desenvolvimento da criança e indica capacidade de amar. A base do ciúme é a relação com a mãe; com o tempo pode incluir o pai, mas, no início, está realacionado com a mãe e centrado na... alimentação. A criança com ciúmes está em estado de conflito agudo: experimenta ao mesmo tempo amor e ódio, e sente-se péssima.

No início, a criança até acha bonito ver o irmãozinho sendo cuidado e amamentado pela mãe.

Gradualmente, a criança percebe que é o "outro" que está lá e o amor da mãe lhe provoca raiva do bebê, da mãe, de tudo. Uma parte dessa raiva se expressa em gritos, em chutar, bater. Na imaginação, tudo é quebrado, destruído.

O que a criança descobre depois é que o bebê, a mãe, o mundo sobrevivem. Representa um desenvolvimento da criança o reconhecer essa sobrevivência.

É mais uma maneira de a criança começar a separar a fantasia da realidade. O mundo não foi destruído, mas sobrevive mesmo que a atitude da mãe não tenha mudado. Desse modo, é seguro odiar e destruir na imaginação.

Em algumas semanas, o ciúme estabiliza-se em experiência de amor complicado com idéia de destruição, o que causa tristeza junto com uma certa preocupação com o bebê (o que não impede outro súbito ataque de ciúmes).

Aos poucos se desenvolve senso de responsabilidade. Ciúme pode desenvolver-se no sentido de uma rivalidade sadia.

Os adultos com real temperamento ciumento são aqueles que tiveram motivo para ciúmes mas não puderam extravasar sua raiva e agressividade no momento certo e em um ambiente compreensivo e afetuoso.

O que fazer com o ciumento? Verbalizar a compreensão e dar amor:

"Eu compreendo por que você está fazendo isso, você quer atenção e agora nós estamos cuidando do seu irmãozinho."

"Nós gostamos muito de você, você é o homenzinho da casa, mas você não pode fazer isso..."

"Vamos ver o que podemos fazer? Enquanto a mamãe dá de mamar para o bebê, você fica aqui ao lado e eu conto uma historinha pra você."

*Dr. Carlos Queiroz é médico Pediatra e atende em Santa Cruz do Capibaribe, na Clínica Med&Fisio, localizada na Rua Júlia Aragão, 306, Bairro novo. Os telefones para contato são: (81) 3731-3263 / (81) 99122-8422.

Postar um comentário

0 Comentários