Slide

10/recent/ticker-posts

Rinoplastia masculina: conheça os principais objetivos buscados por eles

De melhora da respiração a uma face mais harmônica, homens buscam cada vez mais a cirurgia.

Imagem: Unsplash.

Recentes dados da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (International Society of Aesthetic Plastic Surgery - ISAPS), divulgados em janeiro deste ano, mostram que houve um aumento significativo em cirurgias estéticas em todo o mundo. Os procedimentos cirúrgicos e não cirúrgicos tiveram um aumento total de 19,3%, segundo o estudo, com mais de 12,8 milhões de procedimentos cirúrgicos e 17,5 milhões de procedimentos não cirúrgicos realizados em todo o mundo só durante o ano de 2021.

A pesquisa também demonstrou um crescimento contínuo no número de cirurgias estéticas, com um aumento de 33,3% nos últimos quatro anos, com o Brasil ocupando o segundo lugar em procedimentos realizados, ficando atrás apenas dos EUA.

A rinoplastia ou cirurgia plástica do nariz é um dos cinco procedimentos cirúrgicos mais realizados em todo o mundo e tem sido cada vez mais buscado no Brasil. O termo foi o mais buscado no Google Trends nos primeiros meses de 2022 (de janeiro a junho), quando comparado à lipoaspiração, o procedimento mais popular. Além disso, a cirurgia do nariz foi o procedimento facial mais realizado entre os brasileiros, segundo uma pesquisa da Academia Brasileira de Cirurgia Plástica da Face (ABCPF) em 2020.

O boom se deu, entre outros fatores, após o início da pandemia, por conta das constantes videochamadas e também da maior presença nas redes sociais por parte de muitas pessoas, com selfies e stories. E esse crescimento se dá também entre a população masculina.

“Os homens têm, cada vez mais, buscado um visual mais harmônico e também uma melhor qualidade de vida e da função respiratória por meio dos procedimentos estéticos. Entre os principais fatores que fazem o paciente buscar o consultório estão as narinas desproporcionais (grandes ou pequenas demais), o dorso e ponta do nariz também desproporcionais, ponta do nariz caída e o desvio de septo”, explica o otorrinolaringologista especialista em rinoplastia, Dr. Victor Gebrim.
Rinoplastia em homens: qualidade de vida e visual harmônico

“Quando um paciente nos procura, não é incomum que ele tenha queixas de insegurança por conta do tamanho do nariz e até mesmo histórico de bullying. A rinoplastia é, de fato, um dos procedimentos cirúrgicos estéticos mais procurados pela população masculina”, ressalta o especialista.


O médico recomenda que o paciente que queria modificar seu nariz deve procurar um especialista na cirurgia e buscar referências. “Para que o resultado seja o mais satisfatório possível, é preciso que o paciente converse bastante com seu médico, dizendo com clareza o que realmente incomoda e o que espera de resultados. Isso ajuda a alinhar as expectativas e a entender como a recuperação se dará”, aponta Gebrim.

Como é a cirurgia?

Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), a faixa etária dos homens que mais procuram pela cirurgia é de 20 a 30 anos. O procedimento pode ser realizado através de duas técnicas: a rinoplastia aberta e a fechada. A primeira técnica consiste em uma incisão pequena entre as narinas, e outra na parte interna nasal. “A técnica mais indicada é a que mais se adequa a cada caso, por isso é tão crucial ter uma boa troca de informações com o cirurgião antes do procedimento”, destaca o especialista.

Ambos os procedimentos deixam cicatrizes praticamente imperceptíveis, com uma recuperação indolor, permitindo que o paciente possa voltar ao trabalho em aproximadamente duas semanas e realizar atividades mais pesadas após quatro semanas. O resultado final completo aparece em até um ano.

Dr. Victor Gebrimé médico, otorrinolaringologista pela Sociedade Brasileira de Otorrinolaringologia, com foco em rinoplastia, otoplastia e mentoplastia. Membro da Equipe FK, faz parte do corpo clínico e cirúrgico do Blanc Hospital, primeiro hospital geral cirúrgico do Brasil, também localizado na capital paulista.

Postar um comentário

0 Comentários