Com a chegada das estações mais frias do ano, há um incremento expressivo das doenças respiratórias, e por isso, o dia 21 de junho - data que ocorre o início do inverno no hemisfério sul - também é lembrado pelo Dia Nacional de Controle da Asma. Com o objetivo de trazer insights e informações baseadas em dados relevantes para o setor de saúde, a Funcional Health Tech, pioneira e líder em programas de acesso, adesão e em data driven care no Brasil, realizou uma sondagem sobre o tema e identificou o crescimento de 36% nas visitas ao PS de pessoas com asma em 2022, na comparação com o ano anterior.
O estudo da healthtech também aponta que no quesito consultas eletivas, que são as idas ao médico agendadas com antecedência, ocorreu um aumento de 5% na frequência e 8% no ticket médio, que passou de R$ 132,08 em 2021 para R$ 142,56 em 2022.
Ainda segundo a pesquisa da Funcional Health Tech, realizada com base na análise inteligente de dados, em 2022, mais de 68 mil pessoas consumiram algum tipo de medicamento para tratamento da asma. O outono, que concentrou 31% das vendas do ano (2022), apresentou o dobro de adesão ao tratamento em relação ao verão, resultando no crescimento de 54% no consumo de medicamentos voltados para tratamento da asma.
“Por ser uma doença crônica, a asma necessita de acompanhamento constante, desta forma, a pessoa acometida deve além de ter acompanhamento médico periódico, seguir tratamentos constantes para evitar crises severas, principalmente nas estações mais frias do ano, que favorecem a manifestação de doenças respiratórias. Para a indústria é importante ter acesso aos dados para realizar estratégias de tratamento e fabricação de medicamentos, beneficiando todo o setor", explica Alexandre Vieira, Chief Health Officer e Diretor de Analytics da Funcional Health Tech.
Redes Sociais