Slide

10/recent/ticker-posts

Varizes e altas temperaturas: como cuidar da saúde das pernas

Muitas vezes surge a dúvida se em estações mais quentes, com sol, é possível tratar as varizes e a resposta é sim.

Dra. Mary Falcão.

Com a chegada dos dias mais quentes e ensolarados da primavera e, em breve, do verão, as pessoas que têm problemas com varizes podem ter um desconforto a mais nessas estações. Os sintomas tendem a se agravar nos dias mais quentes por causa do calor e da maior exposição ao sol, porém há algumas ações que podem ser feitas para aliviar esse desconforto e manter a saúde das pernas.

Os incômodos comuns incluem dor, inchaço, coceira, sensação de peso e cansaço nas pernas. Muitas pessoas se questionam se essa época é ideal para fazer tratamento de varizes e até preferem esperar os dias mais frios e sem sol do outono e inverno para cuidarem das pernas. No entanto, procedimentos menos invasivos podem resolver o problema e exigem apenas alguns cuidados específicos.

“A maioria das pessoas quer fazer o tratamento de varizes no inverno por acreditar que não poderão ir à praia ou que o sol poderá manchar suas pernas, mas hoje já utilizamos procedimento bem menos invasivo, como o laser, por exemplo, que possibilita que a pessoa não precise de repouso, nem de cirurgia, além de não precisar deixar de ir à praia”, explica a Dra. Mary Falcão, cirurgiã vascular e angiologista de Maceió.

A especialista ainda reforça que esses procedimentos com novas tecnologias são realizados dentro das próprias clínicas e consultórios com técnicas à laser, sem cortes e sem necessidade de repouso e permitem que a(o) paciente não precise ser internado(a) para cuidar das varizes, basta procurar uma clínica e, com anestesia local, o procedimento é realizado sem deixar cicatrizes e a pessoa sai andando normalmente.

Algumas dicas que podem aliviar os sintomas das varizes durante os dias quentes são:

- Praticar exercícios leves, como caminhadas regulares para melhorar a circulação do sangue nas pernas e fortalecer os músculos da panturrilha;

- Elevar as pernas sempre que possível, principalmente após longos períodos em pé ou sentado, o que ajuda a reduzir o inchaço e a sensação de peso;

- Beber bastante água para manter a hidratação adequada, já que ela ajuda a manter o sangue mais fluido, reduzindo a probabilidade de coágulos nas veias, evitar bebida alcoólica e alimentos ultraprocessados.

- Considerar o uso de meias de compressão, que podem ajudar a melhorar a circulação e reduzir o inchaço.

- Consultar um especialista se os sintomas das varizes se agravarem ou se tornarem insuportáveis. Eles indicarão o melhor procedimento para cada caso.

Postar um comentário

0 Comentários