Slide

10/recent/ticker-posts

Melasma; Entenda o que é, e qual a importância do tratamento no verão

Especialista em estética explica o distúrbio e indica tratamentos para evitar manchas no rosto durante a temporada.


O verão está chegando mais forte do que nunca e com ele, os cuidados com a hidratação e proteção da pele devem ser ainda maiores, sobretudo para quem tem o diagnóstico de melasma, um distúrbio de melanina causado pela hiperpigmentação da pele em locais específicos. Além disso, as altas temperaturas registradas nos últimos dias potencializam ainda mais a exacerbação do problema. Não há uma causa única do transtorno, no entanto, especialistas apontam que os raios solares, fortalecidos durante o calor, estimulam a produção de melanina e muitas vezes, podem causar manchas que, se não tratadas, podem permanecer. Sabe-se também que variações hormonais comuns durante o uso de anticoncepcionais ou gravidez podem contribuir para o melasma, além de estresse e fatores genéticos, como aponta a especialista em estética Karina Moreno.

O tratamento deve ser feito sob supervisão de especialistas e também pode abranger diversas abordagens dentro da Harmonização Orofacial a fim de suavizar a aparência das manchas. A especialista também explica que o distúrbio não tem cura, somente controle e melhora, devendo ser tratado de forma regular durante todo o ano, sendo indispensável o uso de protetor solar e cremes com ativos clareadores especificos, até mesmo no frio. “Se o paciente não se proteger à exposição do sol, não conseguimos um resultado efetivo. O tratamento em casa (home care) é tão importante quanto no consultório”, afirma.

Além disso, a doutora sugere alguns tratamentos estéticos que podem amenizar os sintomas de melasma durante a temporada de verão, como microagulhamento com ativos despigmentantes (podendo ser feito inclusive com a toxina botulínica) e aplicação de peelings suaves. No entanto, a especialista frisa que tais procedimentos devem ser feitos após consultas prévias para avaliar a pele do paciente e em qual camada da pele está o melasma – isto é, ele pode ser epidérmico ou dérmico. Karina também pontua que antes de iniciar o tratamento, deve-se atentar aos hábitos e a alimentação cotidiana do paciente, podendo inclusive fazer prescrição de nutraceuticos, que irão auxiliar o organismo a combater a formação de manchas e melasmas.

Por Karina Moreno Da Fonseca Bueno (@dra.karinamoreno)

Postar um comentário

0 Comentários