Slide

10/recent/ticker-posts

Janeiro Branco: A importância da prática de exercício físico para a saúde mental

Especialista da UNINASSAU explica benefícios dos exercícios para a cabeça.

Imagem: Freepik.

O primeiro mês do ano marca a campanha do Janeiro Branco com o alerta para os cuidados com a saúde mental. Estudos mostram que uma das formas de melhorar a saúde mental e física está na prática regular de exercícios físicos. O hábito de se movimentar tem uma série de benefícios que vão desde o aumento da disposição no dia a dia, melhora na qualidade do sono, da saúde cardiovascular até melhorias na mente, como explica o psicólogo e coordenador do curso de Psicologia do UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau, campus Caxangá, Amaro Ferreira.

"Atualmente, são diversas as pesquisas que comprovam o impacto positivo do exercício físico na saúde mental. Também são notáveis as descobertas científicas na melhora dos sintomas de depressão, ansiedade e transtorno bipolar", afirma o especialista.

Em 2022, pesquisadores revelaram em estudo da Universidade de São Paulo (USP) feito com 5 mil pessoas no Brasil, Chile e Espanha, que havia uma forte tendência dos transtornos mentais quanto mais baixos eram os níveis de atividade física.

Os exercícios físicos produzem uma grande quantidade de neutrotransmissores, que são importantes no corpo e que servem como uma resposta imune. Eles são responsáveis pela sensação de prazer e bem-estar, estimulando o organismo a produzí-los quando nos movimentamos. "Com os exercícios, o corpo libera hormônios importantes para o corpo, como a serotonina, dopamina e noradrenalina. Eles reduzem a inflamação e melhoram também o funcionamento do sistema nervoso central", ressalta Amaro.

A prática fornece um ânimo renovado devido a reação de endorfina, que auxilia no aumento da capacidade produtiva e mental para o dia a dia, principalmente os treinos matinais. Além disso, os exercícios feitos regularmente ajudam na autoconfiança, autoestima e aumenta a produtividade pessoal e profissional.

"Se movimentar funciona como um antidepressivo natural, já que com a melhora na energia, humor e confiança, são menores as chances de baixo astral. Também ajuda na concentração, disciplina e na capacidade do aprendizado. Por isso, fazer exercícios físicos é tão fundamental para o nosso corpo e traz benefícios não só física, como mentalmente", finaliza o coordenador.

Postar um comentário

0 Comentários