Slide

10/recent/ticker-posts

Os riscos de cortar o glúten da alimentação

Nutricionista explica que só é necessário retirar do cardápio alimentar quem apresenta algum tipo de reação ao seu consumo.


Encontrado no trigo, centeio, malte, cevada e nos cereais, o glúten, que é um tipo de proteína, tem virado alvo constante de grandes debates dentro da área da saúde. Isso porque ele tem sido atribuído ao ganho de peso e inflamação do estômago, o que tem levado a muitas pessoas retirarem do cardápio de forma errada, muitas vezes sem a orientação de um profissional.

Retirar o glúten da alimentação tem se tornado comum em dietas famosas da internet, ao buscar no navegador por elas, várias aparecem facilmente. O problema é que o indivíduo ao deixar de comer refeições as quais contenham a proteína, pode colocar o próprio organismo em perigo, pois gera risco de desenvolver a sensibilidade ao glúten, transtorno alimentar, o aumento do estresse e o surgimento de doenças.

“Há casos de pessoas que tiram o alimento de sua dieta e passam a se sentir bem, no entanto, é preciso ter cuidado. Alguns médicos alertam que, para quem não sofre da doença celíaca, cortar totalmente o glúten da alimentação pode predispor a doenças crônicas, como diabetes ou doenças cardiovasculares. Só é necessário retirar do cardápio alimentar quem apresenta algum tipo de reação ao seu consumo, tais como: pessoas com doença celíaca (DC) ou pessoas com intolerância ao glúten”, explica a nutricionista e professora do Centro Universitário dos Guararapes (UNIFG), Alyne Nunes.

A especialista ainda informa que tirar o glúten da dieta não faz mal, mas é preciso substituí-lo por alimentos variados, com um bom valor nutricional, a fim de evitar o desfalque de nutrientes importantes para a saúde. “A alergia ao glúten é uma doença genética, ou seja, ela só se desenvolve em pessoas que possuem condição genética para isso. Porém, a sensibilidade não celíaca pode surgir ao longo da vida por diversos fatores, e muitas vezes não é definitiva. Não há estudos científicos que sustentem a ideia de que o glúten engorda. É possível emagrecer com retirada do glúten da dieta, não porque ele seja vilão, mas sim, porque está presente em alimentos calóricos e frequentemente consumidos com pouco equilíbrio”, enfatiza.

Logo, cortar o glúten da dieta sem recomendação de um médico e nutricionista pode desencadear consequências negativas para todo o corpo. Sendo o ideal, antes de qualquer passo a dar, buscar ajuda de um profissional qualificado para obter orientação.

Postar um comentário

0 Comentários