Slide

10/recent/ticker-posts

Médico dá dicas de como restabelecer a saúde mental e física pós-carnaval


Após o período de Carnaval, muitas pessoas podem sentir-se exaustas, tanto mental quanto fisicamente, devido ao excesso de atividades, falta de sono adequado e possíveis excessos alimentares e de consumo de álcool. O Dr. João André Sampaio, psiquiatra com especialização no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, traz algumas considerações, ressaltando que é preciso identificar alguns sintomas como:

1. Fadiga extrema.

2. Irritabilidade e mudanças de humor.

3. Dificuldade para se concentrar.

4. Dores musculares e articulares.

5. Insônia ou alterações no padrão de sono.

6. Sentimentos de ansiedade ou tristeza.

O médico destaca também que algumas dicas são importantes para restabelecer a saúde física e mental:

1. Descanse: Priorize o descanso e tente recuperar as horas de sono perdidas durante o Carnaval. Estabeleça uma rotina de sono regular.

2. Hidratação: Beba bastante água para ajudar na desintoxicação do corpo e na recuperação física.

3. Alimentação saudável: Opte por refeições leves e balanceadas, ricas em frutas, vegetais, proteínas magras e carboidratos complexos.

4. Exercício físico: Pratique atividades físicas moderadas para estimular a circulação sanguínea, aliviar a tensão muscular e melhorar o humor.

5. Relaxamento: Dedique tempo para atividades relaxantes, como meditação, ioga ou respiração profunda, para reduzir o estresse e a ansiedade.

6. Limitação de estímulos: Evite o excesso de estímulos, como redes sociais, televisão e videogames, que podem sobrecarregar ainda mais sua mente.

7. Busque apoio: Se os sintomas persistirem ou piorarem, não hesite em procurar a ajuda de um profissional de saúde mental para orientação e apoio.

Priorizar essas condutas ajudará na recuperação gradual da saúde mental e física após o Carnaval, promovendo bem-estar e equilíbrio, finaliza Dr. João André Sampaio.

Postar um comentário

0 Comentários