Slide

10/recent/ticker-posts

Dicas da Pediatra: Gripes e Resfriados

Dra. Viviane Valença*
As Infecções Respiratórias Agudas são as doenças mais frequentes da infância, principalmente nas crianças menores de 5 anos de idade. Constituem-se no principal motivo da consulta pediátrica, representando cerca de 50% dos atendimentos em ambulatório, sendo o resfriado a doença mais frequente do aparelho respiratório.

A criança tende a apresentar de 5 a 8 episódios de resfriado nos primeiros 2 anos de vida; esta incidência diminui na criança maior. Crianças até 6 meses de vida têm proteção conferida por fatores imunológicos de transferência materna via placentária; além disso, o leite materno oferece proteção com anticorpos e fatores antiinfecciosos.

São fatores causais da alta incidência de Infecções de vias aéreas superiores, entre outros, a ida precoce para creches, hoteizinhos, escolas..., poluição ambiental, exposição à fumaça (cigarro), cheiros fortes...

A duração de cada episódio de tosse ou resfriado é de 2 a 7 dias, em média, geralmente com resolução completa em 2 semanas.

A transmissão ocorre principalmente por eliminação de gotículas contaminadas (pelo nariz e/ou boca) ou por secreções em mãos e objetos, e destes para a mucosa ocular ou nasal da criança. 

CUIDADOS:

  • Continuar com a alimentação normal da criança (na medida do possível).
  • Aumentar a ingestão de líquidos
  • Higiene nasal
  • Elevar a cabeça e o tórax da criança ao deitar, para que respire melhor
  • usar antitérmicos, se necessário
  • ANTIBIÓTICOS SÓ DEVEM SER USADOS COM PRESCRIÇÃO MÉDICA, pois, na maior parte das vezes, não são indicados.
  • LEVAR AO SEU MÉDICO DE CONFIANÇA PARA QUE A CRIANÇA SEJA EXAMINADA, PRINCIPALMENTE NOS CASOS DE PIORA DO QUADRO, DIFICULDADE PARA RESPIRAR, VOLTA DA FEBRE APÓS UM PERÍODO AFEBRIL, OU FEBRE POR MAIS DE 3 DIAS, OU SE O QUADRO DE RESFRIADO/TOSSE PERSISTIR POR MAIS DE 15 DIAS.
*Viviane Valença é Médica Pediatra e atende na Clínica Viviane Valença, localizada na Rua Dom Pedro I, Nº 64, Bairro Dona Dom, em Santa Cruz do Capibaribe - PE. Telefone:(81) 3731-4430.

Postar um comentário

0 Comentários