Slide

10/recent/ticker-posts

Ar-condicionado sujo pode causar sérios problemas respiratórios, alertam especialistas


Estamos tendo dias de altas temperaturas e o calor intenso e para dar uma aliviada, nada melhor que contar com um ótimo ar-condicionado para deixar seus dias e noites mais agradáveis sem perder a qualidade do ar no ambiente! Mas aí entra uma questão interessante: se você já conhece os benefícios de um ar-condicionado sabe que fazer manutenções periódicas é essencial para mantê-lo funcionando corretamente, do contrário, ar-condicionado sujo pode causar sérios problemas para a saúde das pessoas.

O ar-condicionado foi feito para trazer conforto, mas se não houver limpeza e manutenção preventiva periodicamente, a exposição constante ao ar poluído pode trazer riscos à saúde, como gripes, alergias respiratórias, pneumonia, entre outros.

O que um ar-condicionado sujo pode causar?  Um ar-condicionado sujo, ou seja, sem a devida manutenção, pode acarretar problemas tanto para seu bolso quanto para sua saúde. A primeira questão e mais importante, é o desenvolvimento de micro-organismos que contribuem para o surgimento de doenças respiratórias, afinal, o ar expelido pelo equipamento faz com que a poeira contida dentro do aparelho se propague no ambiente. Nestes casos, os alérgicos sofrem ainda mais com a falta de manutenção e limpeza.

Outro problema ocasionado pelo ar-condicionado sujo é o aumento no consumo de energia. Um equipamento com seus dutos obstruídos é forçado a trabalhar mais para atender a capacidade solicitada pelo usuário no momento que configura o painel digital. Logo, de nada adianta você comprar um ar-condicionado com selo de economia de energia, se ele não está corretamente limpo. No final das contas, sem esta devida limpeza, o selo não influi em nada.

Para não sofrer com os problemas de ar-condicionado sujo o ideal é fazer a manutenção e limpeza sempre. Uma dica: o equipamento dá sinais de que precisa de cuidado, como ruídos intensos, odores desagradáveis e funcionamento comprometido. Se o seu aparelho já apresenta um desses sinais, o ideal é contatar um serviço especializado em manutenção desses equipamentos.

No vídeo abaixo o médico pneumologista, Marcelo Fouad Rabahi, fala à Tv Assembleia sobre os riscos da falta de manutenção do ar-condicionado. Assista:



Do Blog Merece Destaque

Postar um comentário

0 Comentários