Slide

10/recent/ticker-posts

Noite mal dormida pode alterar humor, concentração e trazer danos à saúde


Uma boa noite de sono é fundamental para que tenhamos um melhor aproveitamento no dia seguinte. Porém, às vezes, o estilo de vida e a rotina apertada impossibilitam que isso aconteça. De acordo com um estudo publicado na revista Annals of Behavioral Medicine, apenas uma noite sem dormir é suficiente para desestabilizar a saúde física e mental diária.

Além disso, a privação do sono também está relacionada a alterações cognitivas como concentração, atenção e memória. Então, quando não dormimos, essas áreas são afetadas agudamente, explica Dennys Lapenda, médico psiquiatra e do sono e professor da Faculdade Tiradentes (FITS). “Existe uma fase do sono, chamada de sono REM, que libera alguns neurotransmissores diretamente relacionados à cognição do paciente. Por isso, quando não existe um sono adequado, afeta a cognição”, pontua. Alterações de humor também são comuns, principalmente se a privação do sono é um ato frequente, porque os neurotransmissores são igualmente responsáveis pelas sensações de prazer e bem-estar.

Assim como as alterações cognitivas e de humor, privar o sono pode contribuir para o aparecimento de doenças cardiovasculares, problemas respiratórios do sono (apnéia), hipertensão, obesidade, infarto, AVC, queda da imunidade e processo de envelhecimento acelerado (tanto estético, quanto neuronal). Ainda de acordo com Dennys, que é doutorando em neuropsiquiatria, alguns estudos já apontam relação entre quadros neurodegenerativos, como Alzheimer e Parkinson, e transtornos do sono, como insônia, e parassonias, com o transtorno comportamental do sono REM, por exemplo.

Higiene do sono

Para que esses problemas sejam prevenidos, é importante adotar a chamada higiene do sono - uma série de medidas que têm o objetivo de melhorar a qualidade do repouso, como diminuir a exposição a telas perto da hora de dormir, incluir praticar atividades físicas na rotina e adequar o ambiente com pouca luz e sem ruídos. Também diminuir a ingestão de produtos com cafeína e ter uma alimentação balanceada. “Hoje em dia, é fundamental ter uma qualidade do sono para ter uma qualidade de vida satisfatória associada a uma boa saúde mental. Sono é saúde mental, é qualidade de vida”, reforça Dennys.

Postar um comentário

0 Comentários