Slide

10/recent/ticker-posts

Quais os riscos de usar maquiagem vencida?

Alergias, irritação, inchaço e até mesmo inflamações podem ocorrer com o uso de produtos que passaram prazo de validade.

Vencidos: ocorrem alterações químicas e conservantes perdem efeito.

Seja para o dia a dia, trabalho ou evento social, a maquiagem está presente na vida de muita gente. Vai desde um simples batom até uma produção mais completa. Há quem leve os itens na bolsa para retocar e organizar o visual quando necessário. Mas mesmo com o uso constante, muitos desses produtos acabam ficando guardados em gavetas ou em caixas por muito tempo. Resultado: passam do prazo de validade. E agora, será que ainda dá para continuar usando ou seria melhor descartar?

Segundo a professora de Estética e Cosmética do Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE), Andréa Biazatti, quando os prazos de validade vencem, ocorrem alterações químicas em alguns princípios ativos. Os conservantes vão perdendo o efeito, o que possibilita o desenvolvimento de microorganismos como fungos e bactérias, explica. “Nenhum produto de maquiagem deve continuar sendo utilizado após passar do prazo de validade porque pode haver problemas à saúde”, alerta.

Em alguns casos, as reações na pele são leves e acarretam o entupimento dos poros e aparecimento de acne. Mas pode causar ainda alergias, coceira, inchaço, vermelhidão, irritações e, até mesmo, infecções. Além disso, de acordo com Andréa, podem ocorrer danos, ainda, na região ocular como a conjuntivite - uma inflamação da membrana que reveste a parte posterior do globo ocular.

O que fazer?

O mais indicado a se fazer, quando alterações na pele ou irritações forem identificadas, é remover a maquiagem com demaquilantes e lavar com sabonete para rosto em água corrente.

Postar um comentário

0 Comentários