Slide

10/recent/ticker-posts

Saiba como cuidar da sua alimentação no verão

Segundo nutricionista, é importante reforçar o consumo de água e priorizar o consumo de alimentos frescos.


Com a chegada do verão, junto com férias, recesso e comemorações de final de ano, muitas pessoas aproveitam a época para viajar às praias, campos e clubes. Porém, para curtir a estação mais quente do ano sem riscos à saúde, adultos, jovens e crianças não devem se descuidar da alimentação.

Para manter a hidratação do corpo, é preciso reforçar o consumo de alimentos naturais e evitar ultraprocessados. De acordo com o especialista em Nutrição e Metabolismo do Esporte e professor do Centro Universitário dos Guararapes (UNIFG), Crístenes Melo, é importante manter uma dieta balanceada. “O verão é período de férias para uma boa parte da população, por isso é mais comum a ingestão de alimentos de baixa qualidade nutricional, aqueles que são bastante calóricos e com poucos nutrientes, devido a praticidade. É recomendado manter uma alimentação balanceada, rica em frutas, legumes, verduras e cereais. Não deixar os bons hábitos de lado, e se permitindo ao longo do dia consumir algo fora do cotidiano sem o peso na consciência. E reforçar o consumo de água”.

Com o calor, também é preciso redobrar os cuidados com os tipos de alimentos consumidos. Durante o verão são registrados em média um aumento de 20% no número de atendimentos em prontos-socorros e hospitais do Brasil devido a intoxicações alimentares e ingestão de alimentos mal armazenados e estragados, que causam vômitos, diarréia, desidratação, mal-estar, entre outros malefícios. Por isso, é preciso ter atenção nos estabelecimentos quando for consumir algum alimento. O especialista aconselha evitar os quiosques sem infraestrutura e de higiene duvidosa. “É aconselhável evitar consumir em lugares que não tenham infraestrutura adequada, pois possuem alto potencial de contaminação, em virtude do armazenamento inadequado dos alimentos e molhos. Além disso, não temos como saber se o alimento se encontra dentro do prazo de validade”, alerta Crístenes Melo.

Já no caso das crianças, em que os pais possuem uma certa dificuldade para inserir alimentos saudáveis nesses ambientes, o ideal é negociar um limite diário para o consumo de alimentos calóricos, ricos em gordura e açúcar. O nutricionista complementa que, da mesma forma da alimentação dos adultos, é importante priorizar o consumo de frutas com alto teor de água, legumes, verduras e cereais, sem pular nenhuma refeição ou substituir as refeições principais por lanches.

Seguem algumas receitas para o verão sugeridas pela gastróloga e professora da UNIFG, Bruna Cadengue.

Receitinhas para o Verão:

SALADA NIÇOSE

INGREDIENTES
2 pés de alface lisa
500g de tomate tipo Débora, sem sementes, cortado em gomos
500g de batata cozidas, sem casca, em gomos
250g de vagem cozida “al dente”, cortada em 3 ou 4 partes
200g de cebolas roxas, em rodelas finas
400g de atum sólido em conserva
150g de azeitonas pretas sem caroço
10 ovos cozidos, em gomos
50ml de azeite de oliva extra virgem
20ml de vinagre de maçã
Q.B. de pimenta do reino preta moída
Q.B. de sal refinado

MODO DE PREPARO

Em uma tigela pequena, coloque a pimenta, o vinagre e o azeite, emulsione, reserve.

Em uma saladeira grande, disponha a alface, o ovo, o tomate, a batata, a vagem, a cebola, o atum e a azeitona. Regue com o molho e sirva em seguida.

MOLHO MOSTARDA E MEL

INGREDIENTES
150g de mostarda
50g de mel
50ml de azeite
Q.B. de salsa
Q.B de pimenta do reino
Q.B de sal

MODO DE PREPARO
Misture bem a mostarda, o azeite e o mel e tempero como sal e a pimenta.

SORBET DE MANGA

INGREDIENTES
2 mangas madura
Caldo de ½ limão

MODO DE PREPARO
1. Descascar e corte as mangas em pedaços médios, e leve ao congelador.
2. Retire a manga do congelador e deixe em temperatura ambiente por 10 minutos antes de bater – assim você não quebra o processador e o sorvete atinge o ponto mais rápido.
3. Coloque os pedaços de manga congelados no processador, junte o caldo de limão e comece a bater no modo pulsar para triturar os pedaços da fruta. Continue batendo em velocidade alta até ficar bem cremoso com a consistência de sorvete, por cerca de 10 minutos – na metade do tempo, pare de bater e misture os pedaços com uma espátula para bater por igual. O processo é demorado, mas acredite quanto mais tempo bater mais cremoso fica. Sirva a seguir.

Postar um comentário

0 Comentários