Slide

10/recent/ticker-posts

Saiba quais são os alimentos que não podem faltar para quem pratica corrida

Especialista dá dicas de uma boa alimentação aos corredores.

Imagem: Freepik.

A alimentação adequada em qualquer exercício físico é importante para obter energia e maior desempenho, e na corrida não é diferente. Boas práticas no pós-treino são necessárias para que o organismo consiga recuperar o que foi perdido, porém, é comum muitos corredores relatarem falta de energia durante a atividade.

Apesar da busca por métodos perfeitos na rotina de treinos, muitos não apostam nas estratégias alimentares. Assim, saber identificar quais alimentos são adequados para repor a energia é importante tanto para aqueles que mantém uma linha regrada de treinos quanto para iniciantes, como explica a nutricionista e professora do curso de Nutrição do UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau Recife, Flávia Ribeiro.

"A atividade física exige mais do organismo devido ao maior esforço feito, já que nosso corpo realiza vários processos metabólicos que necessitam de nutrientes específicos. Existem diversos alimentos, entre frutas, verduras, legumes e proteínas, que servem para ganhar um vigor a mais e que ajudam na performance e recuperação", afirma a nutricionista.

Um dos principais alimentos para serem consumidos no pós-treino tardio são os ricos em proteínas, como ovos cozidos, atum, sardinha, carne ou frango. Eles são fontes alimentares essenciais após a prática dos exercícios, assim como o leite para aqueles que não tem alergia ou sensibilidade.

"As proteínas têm função estrutural em nosso organismo, auxiliando para que não haja desgaste muscular que possam acarretar em lesões. Também não podemos esquecer dos alimentos ricos em ferro, como feijão, ervilhas e carnes, que são capazes de dar um gás por ajudar no transporte de oxigênio no nosso corpo", acrescenta Flávia.

Por sua vez, os carboidratos são os alimentos que devem estar presentes antes, durante e depois dos treinos, pois possuem a função de reposição de energia a exemplo das frutas, pães e suco de uva integral. Além disso, a nutricionista dá outras dicas de comidas para os corredores.

"A aveia é um ótimo cereal e precisa estar na dieta dos praticantes de corrida, já que atua como fibra e ainda mantém os níveis de açúcar do corpo. A beterraba, os vegetais e as folhas verdes também servem como fibra e garantem mais energia antes da corrida", finaliza a professora.

Postar um comentário

0 Comentários