Slide

10/recent/ticker-posts

Entenda como os hábitos alimentares podem atingir a visão

Alguns nutrientes podem auxiliar, assim como a ingestão de outros podem afetar a visão.

Uma boa alimentação, balanceada, saudável, regrada e equilibrada é uma poderosa arma para manter a boa funcionalidade de todo o corpo, inclusive dos olhos. Muitos não sabem, mas cortar carboidratos, gordura trans, carne vermelha, embutidos, sal e açúcar pode retardar e até evitar doenças oculares que causam a perda parcial ou total da visão, como a DMRI (Degeneração Macular Relacionada à Idade). No geral, tudo o que faz mal à saúde prejudica também a visão.

É fundamental incluir no cardápio alimentos ricos em vitaminas A, C, e E, ômega 3, betacaroteno, ácido fólico e zinco. A falta de alguns desses nutrientes pode ocasionar problemas oculares como acomodação visual, distúrbios na percepção das cores, secura nos olhos, fotofobia (sensibilidade à luz) e cegueira noturna. Os alimentos ricos em Vitaminas, principalmente a A, e antioxidantes, são os que mais podem trazer benefícios para a visão.

“Os vegetais de cores verdes, como repolho, por exemplo, são muito bons. Os que têm alto índice de proteínas, de luteína, enfim, comidas como cenoura, repolho, brócolis, espinafre... Tudo o que faz bem ao corpo”, explica a médica oftalmologista Ana Lúcia Arcoverde, do Hospital dos Olhos de Pernambuco (Hope). “E, claro, deve-se evitar comidas que levem conservantes, os embutidos, os refrigerantes e as gorduras, como as de animais”, continua.

Peixes como sardinha, bacalhau, salmão e atum são ricos em ômega 3, gordura essencial para a saúde ocular, e melhoram inclusive a secura dos olhos. Além disso, são excelentes fontes de ácidos graxos e vitaminas A, B, D e E. Com a ingestão desses nutrientes, que estimulam a boa circulação sanguínea, todas as estruturas oculares, especialmente a retina, recebem bastante oxigênio, possibilitando a visão saudável dos olhos. Já as frutas, legumes e verduras, são ricos em vitaminas e sais minerais, principalmente as de pigmentação amarela e verde, fontes de carotenoides, substâncias que previnem deterioração da mácula, ponto responsável por nos permitir enxergar cores. Esses nutrientes podem ser encontrados em alimentos como laranja, maçã, cenoura, mamão, brócolis e couve. Frutas vermelhas, como morando, framboesa, amoras e cerejas, são alimentos antioxidantes, e, portanto, combatem os radicais livres, sendo fontes de vitamina C e de Flavonoides. Estas previnem contra a perda de visão e contra a degeneração macular.


A gema do ovo contém substâncias como a luteína e a zeaxantina, que protegem a mácula lútea, que é muito sensível aos raios ultravioleta. Essas substâncias proporcionam melhora em indivíduos que possuem catarata e previnem a degeneração macular, que pode levar à cegueira. Segundo estudo publicado no The American Journal of Clinical Nutrition, consumir de dois a quatro ovos por dia durante cinco semanas reduz risco de degeneração macular em idosos. Alho, cebola, manjericão e orégano são ricos em cálcio, fósforo e vitaminas Be C, possuem ação contra os micróbios e vírus. Agem também como dilatadores dos vasos sanguíneos, diminuindo a pressão arterial e prevenindo desta forma contra o glaucoma, uma vez que a pressão intraocular é um dos principais fatores de risco oara o desenvolvimento da doença.

Antioxidantes - Os antioxidantes são poderosos, diminuem os danos causados pelos radicais livres, regulam o brilho, melhoram o contraste e aumentam o alcance visual. Eles são encontrados nas folhas e verduras de tonalidade verde escuro, como espinafre, brócolis e couve. Já que contém luteína e zeaxantina, também evitam doenças como a DMRI e catarata. Os oxidantes também impedem a progressão de doenças já instaladas, como o glaucoma.

Vitamina A - A Vitamina A faz especialmente bem à retina, responsável pela formação da imagem. Ela é encontrada em comidas como a cenoura e as demais de cor alaranjada, que possuem o antioxidante natural betacaroteno, uma forma indireta de se obter Vitamina A.

Zinco - O zinco previne danos celulares e a perda gradual da visão. Ele pode ser encontrado em alimentos como nozes, castanhas, frango e ovo, que também é rico em luteína, zeaxantina.

Ômega-3 e 6 - Elas são ricamente encontradas em peixes como o salmão, atum, truta, anchovas e cavala, que também possuem vitaminas A, B6, B12, C, D e E, assim como minerais. Por também terem ácido graxo, auxiliam na prevenção da Síndrome do Olho Seco, que é a falta da produção de lágrima.

Informações da Assessoria

Postar um comentário

0 Comentários